Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA alcança público de mais de mil pessoas com Exposição Maria Firmina dos Reis

19/09/2022
Izaque Botelho

A Exposição do bicentenário de Maria Firmina dos Reis promovida pelo Poder Judiciário tem sido um sucesso de público. Mais de mil pessoas já visitaram o Museu Desembargador Lauro Berredo Martins a fim de conhecer a vida e obra da primeira autora negra brasileira.

Para Mônica Garcia, coordenadora da Biblioteca do TJMA em exercício, a força da exposição está justamente no pioneirismo de Maria Firmina. Filha de uma negra alforriada, lutou contra a opressão de sua época por meio da educação e de muita determinação. “Ela foi uma mulher à frente de seu tempo. Além da carreira na literatura, na academia como professora, militou diretamente pelo fim da escravidão no país”, afirma a coordenadora.

A autora maranhense também é a homenageada da edição 2022 da Festa Literária de Paraty. Maria Firmina dos Reis se torna assim a primeira romancista negra a ser homenageada pela Flip. Em edição com menos terno e gravata, evento pretende valorizar narrativas pretas e femininas.

Leila Espíndola, secretária de coordenação na Biblioteca do Poder Judiciário, tem acompanhado de perto o encantamento que a história de luta de Maria Firmina tem causado no público visitante, e vê com naturalidade a comemoração nacional em torno do bicentenário da maranhense. “A ação do TJMA foi pioneira em homenagear a autora, mas não é de se espantar que nacionalmente outros órgãos estejam revisitando a vida dela. A obra de Maria Firmina, é muito eclética, foi ela quem compôs o Hino à Libertação dos Escravos”, pontua.

A exposição abriga um espaço multimídia com painéis com trechos das obras da autora, bem como músicas inspiradas na vida de Maria Firmina. Documentos históricos referentes à vida e à obra da autora fazem parte do acervo que ajuda a contar a biografia da escritora.

AGENDAMENTO DE VISITAS

Para visitar a exposição, os interessados e interessadas precisam agendar via e-mail museutjma@tjma.jus.br ou pelos telefones 32616160/6146 (horário de atendimento de 8h às 18h), informando nome completo e horário desejado. Em caso de instituições/escolas, é necessário informar o nome do responsável/professor(a), disciplina,  quantidade de pessoas e horário desejado. A visitação do Museu está disponível entre 9h e 17h, com o máximo de 30 pessoas e duração da visita 1h. 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198 4373

GALERIA DE FOTOS