Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Portal do Judiciário oferece recursos de acessibilidade

29/12/2021
Ascom/TJMA

O Portal do Poder Judiciário do Maranhão disponibiliza ao público as informações institucionais com recursos de acessibilidade, responsividade e integração. 

Em agosto de 2021, Portal passou a oferecer também o recurso de tradução automática para os idiomas inglês e espanhol, com acesso fixo na barra superior acessível por todas as demais páginas do sítio eletrônico.

Disponibilizado no dia 27 de julho de 2020, o novo Portal do Poder Judiciário resultou de projeto iniciado em 2018, durante a gestão do desembargador Joaquim Figueiredo, aprovado pelo atual presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo. 

O projeto foi concluído por uma comissão formada por integrantes das Assessorias de Comunicação do Poder Judiciário, sob a coordenação da jornalista Juliana Mendes (ASCOM/TJMA), com atuação da jornalista Irma Helenn (ESMAM), e da Coordenadoria de Sistemas de Informação, responsável pelo desenvolvimento do Portal e do Gerenciador de Conteúdo, sob a coordenação dos servidores Tony Victor Diniz e Isaac Costa Júnior. 

ACESSIBILIDADE

Objetivando permitir o acesso de todos e todas, incluindo pessoas com deficiência, idosos (as), usuários (as) de navegadores alternativos e tecnologia assistida, o Portal do TJMA adota padrões de acessibilidade na web recomendados por instituições como a W3C, tais como identificação dos espaços clicáveis, descrição de imagens, adaptação a dispositivos móveis e páginas mais fáceis de navegar. O recurso de responsividade permite o acesso ao portal adaptável a todos os dispositivos móveis (smartphones, tablets) e navegadores de internet. 

O novo portal foi desenvolvido com recursos para permitir a leitura por aplicativos de leitores de tela; audiodescrição das imagens; VLibras – aplicativo que traduz o texto para a Língua Brasileira de Sinais; alto contraste e navegação assistida. O Vlibras consiste em um conjunto de ferramentas computacionais que permitem traduzir conteúdos digitais para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas com deficiência auditiva. O link para a ferramenta está disponível à direita nas páginas do Portal.

O recurso de audiodescrição das imagens utiliza a interpretação através da tag “ALT”, permitindo que os plugins (módulos de extensão) de reprodutores de audiodescrição dos navegadores de internet ou aplicativos de audiodescrição interpretem a tag e reproduzam o áudio para os usuários e usuárias ao acessarem as páginas do Portal que contêm imagens. Por meio do recurso, é utilizado um texto alternativo para descrever o conteúdo da imagem, apresentando a descrição da imagem para pessoas com deficiência visual que utilizam aplicativos de leitura de tela.

Na parte superior do Portal TJMA, o usuário (a) encontra uma barra de acessibilidade com os principais atalhos de navegação pelo teclado; opções para alterar o contraste, reduzir/ampliar a visualização e o Mapa do Site. Os links para acessar essas ferramentas estão presentes em todas as páginas do Portal.

Na barra de navegação existente no alto da página, estão alocados links de acesso, com indicações dos títulos e subtítulos e das diferentes áreas da página web (menu, conteúdo principal, pesquisa e rodapé etc.) para melhor identificar áreas importantes da página. Não sendo possível a navegação pelas páginas usando o mouse, as teclas de atalho e acesso por meio da tecla ‘TAB’ permitem ao usuário acessar a informação.

Agência de Notícias do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198.4370

GALERIA DE FOTOS