Poder Judiciário/Mídias/Notícias

ESMAM capacita agentes que atuam na defesa e proteção de autoridades

Participam equipes de segurança do Ministério Público, Executivo, Legislativo, Polícia Federal, Exército e agentes dos estados do Tocantins e Piauí.

27/02/2024
Bruna Castro

Por meio de parceria entre a Diretoria de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA),  Ministério Público (MPMA) e Escola Superior da Magistratura (ESMAM), teve início nesta segunda-feira (26), o Curso de Segurança de Dignitários – realizado para capacitação de agentes que atuam na defesa e proteção de autoridades.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura, realizada no 24º Batalhão de Infantaria de Selva, o desembargador Sebastião Bonfim (presidente da Comissão de Segurança do TJMA), o coronel Luís Alfredo Silva (chefe da Assessoria Militar da PGJ), coronel Alexandre Magno de Sousa (diretor de Segurança Institucional do TJMA), a major Regina Gomes (chefe da Seção de Segurança Institucional do MPMA) e o tenente-coronel Cândido (oficial e instrutor da PMMT). 

O desembargador Sebastião Bonfim destacou a importância das parcerias firmadas entre os órgãos para a realização do curso e a contínua qualificação dos agentes para a proteção das autoridades. “Além de promover capacitação técnica, nossa intenção é agregar e fortalecermos a cooperação entre os órgãos que atuam na proteção de autoridades, trazendo dinamismo e permitindo que estejamos em constante aprimoramento. Pensar em qualificação constante das nossas equipes é uma diretriz da Comissão Permanente de Segurança e não à toa a Segurança Institucional do nosso tribunal tem sido referência nacional em seu âmbito de atuação”, destacou o desembargador. 

Segundo esclareceu o coronel Alexandre Magno, que coordena as atividades do curso, o treinamento foi formulado para que os agentes que atuam em diversas esferas de poder possam desempenhar, com emprego de doutrina e técnicas adequadas, a proteção das autoridades. “Os participantes serão capacitados para compreender tudo o que envolve a segurança de dignitários, os riscos, ameaças e a sua interdependência no contexto do planejamento e execução dos serviços de proteção das autoridades, aplicando à prática diária”, observou o diretor.

O coronel Luís Alfredo Silva falou da importância de uniformizar procedimentos de segurança por meio da capacitação.  “O que a gente procura com essas interações é unificar procedimentos. O curso vem suprir essa necessidade, porque cada um tem um pensamento diferente, apesar de ter possuir a técnica. Esse treinamento traz um entendimento único e, com isso, conseguimos falar a mesma língua. Então, para o Ministério Público, assim como os demais órgãos, a importância é essa uniformização”, pontuou.

SOBRE O CURSO

O curso foi aprovado pela Comissão Permanente de Segurança Institucional do TJMA, constante no Plano de Formação e Especialização da Segurança Institucional do Poder Judiciário. Com duração de três semanas, a capacitação é composta por um treinamento com dinâmica de instruções teóricas e práticas simuladas, que exigem dedicação integral dos participantes. 

A grade curricular, com atividades formativas de mais de 120 horas, conta com os eixos temáticos abordando: doutrina, técnicas e táticas de segurança de autoridades; planejamento estratégico das operações de segurança; de dignitários; técnicas de salvamento aquático; inteligência aplicada à segurança de autoridades; operações helitransportadas; atendimento pré-hospitalar tático, dentre outras disciplinas cujo conhecimento é fundamental para a atuação na atividade de segurança de autoridades.

 O grupo de participantes contempla profissionais das equipes de segurança do Poder Judiciário maranhense, Ministério Público, Poder Executivo Estadual, Poder Legislativo, Polícia Federal, Exército e agentes que atuam nos estados do Tocantins e do Piauí.


Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram/Threads: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Fone: (98)2055 2800/2801

GALERIA DE FOTOS