Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Alunos surdos visitam exposição de arte no Fórum de São Luís

Publicado em 25 de Abr de 2022, 14h57. Atualizado em 25 de Abr de 2022, 15h24
Por Valquíria Santana

Alunos surdos do Centro Estadual de Educação Especial Profa. Maria da Glória Costa Arcangeli, do bairro Alemanha, visitaram nesta segunda-feira (25) o Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), onde conheceram as galerias de arte do órgão. Acompanhados de professores e intérpretes de Libras, eles conheceram a exposição “O olhar surdo através da expressão fotográfica”, com imagens produzidas por estudantes da instituição de ensino. A visita também procurou lembrar o Dia da Educação de Surdos e da oficialização da Lei de Libras (Língua Brasileira de Sinais), 23 e 24 de abril, respectivamente.

Os visitantes foram recebidos pela diretoria do Fórum, juíza Andréa Perlmutter Lago, que falou para os alunos sobre a importância das galerias instaladas no órgão. Além de serem espaços de memória da instituição, também são locais para que artistas plásticos e fotógrafos possam mostrar seus trabalho ao público. “Nessa gestão fizemos um projeto para incluir o Fórum de São Luís na agenda das principais exposições culturais do estado”, disse a magistrada.

No ano de 2021, foi instalada a galeria permanente “Floriano de Araújo Teixeira”, com obras de 25 artistas plásticos, doadas pelos próprios autores para o acervo do órgão. Nesta segunda-feira (28), foi inaugurada a galeria de fotografias, 14 fotos de espaços do tribunal de Justiça, Corregedoria e Fórum de São Luís. O prédio dispõe, ainda, de uma galeria de ex-diretores do Fórum e da galeria de arte “Celso Antônio de Menezes”, para exposições temporárias, onde está em cartaz exposição “O olhar surdo através da expressão fotográfica”.

A diretora Centro de Educação Especial (CAS), Vanessa Lúcio Nascimento, disse que a exposição é resultado de um projeto desenvolvido com jovens surdos do CAS, em parceria com o Instituto Cooperforte. “Muitos desses alunos se tornaram fotógrafos profissionais e têm na fotografia uma geração de renda”, explicou.

A coordenadora do projeto, professora Carolina Cruz, explicou que a iniciativa procurou capacitar jovens surdos na linguagem fotográfica, visando à empregabilidade e renda. Também proporcionou a inclusão e visibilidade da pessoa surda, gerando, ainda, outras produções como painéis e artigo em comunicações científicas. ”Com essa exposição, em cartaz no Fórum de São Luís, convidamos a comunidade a conhecer sobre a história da educação de surdos no Maranhão e participar de propostas inclusivas”, acrescentou.

Durante a visita guiada às galerias de arte do Fórum de São Luís, os 12 alunos surdos foram acompanhados pela diretora do CAS; os professores Ranilda Rocha, Iléia Fontenle e Paula Edwirges; o instrutor de Libras, José Gomes; e os intérpretes Luinaldo Soares e Luzivane Cabral.

O instrutor de Libras José Gomes explica obra para alunos

O instrutor de Libras, José Gomes, disse que os alunos surdos aprendem bastante com visitas aos espaços de arte, pois despertam neles um novo olhar e faz com que amadureçam. “É muito importante sairmos da escola para conhecer, na prática, espaços como este. Gostei do olhar fotográfico apresentado pelos autores da exposição”, afirmou a estudante do Curso de Português para Surdos do CAS e aluna do 9º ano da Escola Duque de Caxias, Eveline Reis Cutrim, 15 anos.

A exposição fica em cartaz até o dia 05 de maio, na galeria de Arte do Fórum de São Luís. O espaço está aberto ao público para visitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h e para o acesso ao local é exigida a apresentação do comprovante de vacinação contra o Coronavírus (COVID-19).

A Galeria Celso Antônio de Menezes é responsável pela promoção das ações culturais que contemplam as artes em geral (teatro, música, artes plásticas, fotografia). Para expor no local, é necessário agendamento que deve ser feito por meio do e-mail (asscom_forumslz@tjma.jus.br).

 

Asscom-CGJMA

Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís

GALERIA DE FOTOS