O projeto “TJMA Sustentável Itinerante” teve início em 2021 com o objetivo de capacitar e sensibilizar o corpo funcional, fomentando a cultura de responsabilidade socioambiental, incentivando a mudança de mentalidade, a adoção de padrões de comportamento sustentáveis e o consumo consciente nas comarcas do Estado.
A equipe, composta pelo Núcleo Socioambiental, CGJ-MA, Divisão de Administração de Material do TJMA e Consultoria Falconi e liderada pela Desa. Maria Francisca Gualberto de Galiza, representando a presidência da Comissão Gestora do PLS, apresentou nas comarcas os resultados gerais do TJMA nos indicadores do Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS), do CNJ, destacando metas locais para redução de consumo de água/esgoto e energia elétrica.
Foram fornecidas orientações sobre gestão documental, de materiais de consumo, de resíduos sólidos e de bens sob custódia do Judiciário, capacitando mais de 200 pessoas nas comarcas de Imperatriz, Açailândia, Caxias, Timon e da Ilha de São Luís (termos de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar).