A Ouvidoria do Tribunal de Justiça realizou, entre os dias 19 e 23 de maio, visitas institucionais às comarcas de Codó, Coroatá, Chapadinha, Anajatuba, São Mateus, Santa Rita e Rosário. A iniciativa integra os projetos estratégicos desenvolvidos pela Ouvidoria, com o objetivo de ouvir magistrados/as e servidores/as, fortalecer as relações institucionais, estabelecer parcerias e promover a transparência na atuação do Poder Judiciário.
Nas visitas, coordenadas pelo ouvidor-geral do Poder Judiciário, desembargador Antônio José Vieira Filho, a equipe do órgão se reuniu com juízes/as, secretários/as e demais servidores/as para conhecer de perto a realidade das unidades judiciais. O diálogo aberto e direto possibilitou identificar demandas recorrentes, compartilhar boas práticas e buscar soluções conjuntas para os desafios enfrentados no dia a dia forense.
O ponto de maior destaque foi a necessidade de reforço no número de servidores/as que atuam nas unidades, como forma de garantir maior celeridade no andamento dos processos judiciais, fator que impacta diretamente na prestação jurisdicional. “Essas visitas são fundamentais para compreendermos os entraves vividos nas comarcas e buscarmos, em conjunto com a Administração do Tribunal, alternativas para superar esses desafios. A escassez de pessoal é um problema que afeta o funcionamento da Justiça e, consequentemente, a confiança da população no Judiciário”, destacou o ouvidor.
A Ouvidoria reforça seu compromisso com a construção de um Poder Judiciário mais eficiente, republicano e próximo da sociedade. As informações levantadas durante as visitas subsidiarão propostas e encaminhamentos junto à Presidência, visando aprimorar os serviços e garantir o pleno acesso à Justiça.
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055 2026