O "Fale com o Ouvidor" visa aproximar a população do Judiciário, conferindo prestígio às demandas apresentadas pelos cidadãos. O projeto consiste no ato de o ouvidor dispensar um tempo de sua rotina de trabalho para que ele próprio faça o atendimento da demanda recebida, havendo deste modo um contato direto, sem intermediários, entre o jurisdicionado e o ouvidor.
O programa foi criado no ano de 2015, durante a gestão do desembargador Paulo Velten Pereira à frente da Ouvidoria. Inicialmente, o contato entre o cidadão e o ouvidor era realizado por meio do Telejudiciário (0800-7071581), o call center da Ouvidoria.
No biênio 2016/2017, sob o comando do desembargador Ricardo Duailibe, o contato entre o ouvidor e os manifestantes, passou a acontecer de maneira presencial, na sede do órgão, às terças-feiras.
No biênio 2018/2019, à frente da Ouvidoria o desembargador José Luiz Almeida, o contato entre o ouvidor e os manifestantes permaneceu de maneira presencial, na sede do órgão, às terças-feiras.
No biênio 2020/2021, à frente da Ouvidoria o desembargador Kléber Costa Carvalho, o contato entre o ouvidor e os manifestantes permanece de maneira presencial, na sede do órgão, às terças-feiras.
Os usuários da Justiça poderão solicitar o agendamento do encontro com o ouvidor por meio dos telefones (98) 3194-5849/ 3194-5851 ou presencialmente, na sede da Ouvidoria (piso térreo do Fórum Des. Sarney Costa, Av. Professor Carlos Cunha, Calhau), cuja equipe realizará triagem das demandas apresentadas, informando as datas disponíveis para o atendimento pelo Ouvidor, que em regra, dar-se-á durante as terças-feiras. Caso o usuário não tenha disponibilidade para a data, poderá ser solicitado o agendamento para data diversa, mediante disponibilidade do Ouvidor.