Poder Judiciário/Tribunal de Justiça/Institucional/Planejamento Estratégico

TJMA reúne gestores para avaliar o cumprimento das ações estratégicas

Jamil Gedeon conduziu os trabalhos da 3ª RAE

Com o objetivo de prestar contas das ações planejadas e realizadas e anunciar as previstas, o Tribunal de Justiça (TJMA) realizou, nesta terça-feira, 19, a 3ª Reunião de Avaliação da Estratégia. O encontro aconteceu no Rio Poty Hotel e contou com a presença dos gestores do TJMA e representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), da Associação dos Magistrados (AMMA) e do Sindicato dos Servidores.

 O presidente do TJMA, Jamil Gedeon, destacou os resultados alcançados em sua gestão em diversas áreas. Falou do reaparelhamento da Justiça com a aquisição de equipamentos e mobiliário e o investimento em infraestrutura física e de informática. Ressaltou a nomeação de 246 servidores e as ações na área de recursos humanos que visam à valorização do quadro de pessoal.

 Falou que, somente em 2010, foram realizados 83 processos licitatórios para aquisição de equipamentos e que repassou às comarcas mais de 450 computadores, 140 impressoras, 477 cadeiras, 252 mesas, 391 estantes, dentre outros, totalizando mais de 2300 equipamentos.

 O presidente enfatizou, ainda, as construções dos fóruns de Buriti Bravo, de Loreto, Estreito e Carolina, além de intervenções nas comarcas de Arame, Paraibano, Passagem Franca, Pastos Bons, São João dos Patos e São Domingos do Azeitão e licitações para novas obras, como a do Fórum de Mirador.

 Também comentou dados estatísticos anuais levantados pelo CNJ (Justiça em Números), que demonstram avanços em diversas áreas do TJMA. Gedeon falou, ainda, da evolução tecnológica como aliado nas atividades do Judiciário.

 A coordenadora do Núcleo de Planejamento, juíza Sônia Amaral, deu ênfase ao ritmo acelerado com que as ações estão sendo executadas. “Das 450 ações planejadas até 2014, já concretizamos 150. Isso corresponde a um terço em menos de um ano de trabalho”, acrescentou. Observou que o planejamento é alterado conforme as necessidades, e destacou o novo modelo de gestão baseado em metas.

 AÇÕES - Dentre as ações já concluídas apresentadas pelos gestores estão modernização de fluxos de trabalho; o combate ao sub-registro; o projeto de controle de custos; projeto “Comarca On line”, que estabelece uma política preventiva para gestão da tecnologia da informática; e a fiscalização para controle do pagamento de custas em 206 cartórios extrajudiciais.

 Outras ações acontecerão até dezembro, como a implantação do programa de qualidade de vida e a definição do plano anual de capacitação para 2011. Diversas obras também estão previstas em várias unidades prediais do Judiciário.

 A estratégia do Judiciário foi elaborada com a participação de juízes e servidores. São realizadas reuniões constantes com os diretores e reuniões de trabalho, realizada pela Presidência, nos polos judiciais com juízes locais para prestação de contas e debate de propostas.

 Durante a exposição, o desembargador Stélio Muniz, membro do Comitê Gestor do planejamento, reconheceu que ainda há problemas estruturais, mas que agora há uma perspectiva para o enfrentamento das dificuldades. “Certamente há problemas, alguns antigos; no entanto, o que está sendo feito é importante, que é a definição de caminhos para superar os entraves existentes”, comentou.

 A reunião realizada nesta terça contou com a participação das diretorias Geral, Administrativa, Judiciária, Financeira, de Recursos Humanos, de Informática e de Engenharia, além da Corregedoria, Escola da Magistratura, Assessoria de Comunicação, Fundo de Reaparelhamento do Judiciário e Auditoria Interna. Estavam presentes, também, o assessor do CNJ, Ivan Bonifácio, o juiz Carlos Veloso, da AMMA, e o servidor Sérgio Cavalcante, do sindicato.

 

 

Fonte: site TJMA