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TJMA encerra treinamento visando ao cumprimento da Meta 5

O Núcleo do Planejamento Estratégico (NPE) e a Coordenadoria de Acompanhamento e Desenvolvimento na Carreira do Tribunal de Justiça do Maranhão encerraram, nesta sexta-feira (03), treinamento com 50 servidores com a finalidade de implantar modelo de gerenciamento das rotinas nas unidades judiciárias de 1º grau, em atendimento à Meta 5 do Poder Judiciário nacional.   O treinamento teve início na segunda (30) e permitiu aos servidores discutir e propor sugestões com o objetivo de mapear o fluxo dos trabalhos realizados nas unidades do Judiciário maranhense. Durante o encerramento, os servidores apresentaram o resultado das atividades à coordenadora do NPE, juíza Sônia Amaral, e ao juiz Ferdinando Serejo, da Comarca de Presidente Dutra.   O treinamento, que aconteceu no Hotel Calhau, constitui uma ação do planejamento estratégico do Poder Judiciário maranhense e, assim como outras ações, busca a participação ativa dos servidores na construção de soluções para os problemas enfrentados diariamente nas unidades de trabalho.   Para a juíza, a direção do Tribunal está preocupada em modernizar os procedimentos internos e eliminar barreiras, a fim de dar mais agilidade na execução de outras tarefas. “Com o planejamento estratégico estamos atacando problemas antigos que limitavam a atuação da administração. Estamos buscando soluções de forma conjunta com os servidores e muito em breve daremos um grande salto de qualidade”, destacou Sônia Amaral.   MODELO - A capacitação contemplou servidores que atuam em diversas comarcas do estado. O modelo de gerenciamento de rotinas discutido será validado pelos magistrados, em seguida deverá constituir ato formal da administração. Após a regulamentação, haverá novas etapas de capacitação, com a finalidade de estabelecer rotinas de trabalho padronizadas em todo estado.   A secretária judicial Patrícia Feitosa, da Comarca de Balsas, localizada a 750 km de São Luís, avalia que as ações que o Tribunal vem realizando já estão dando resultados. “A proposta de buscar a padronização é importante para melhoria dos serviços, economia de tempo e dinheiro. Sou servidora há cinco anos e no início aprendíamos conforme a conveniência e a necessidade local. A partir das ações de treinamento, os servidores estão mais conscientes de seu papel e já percebemos melhorias significativas no atendimento à população”, observou a secretária.   O esforço realizado está em sintonia com o modelo de gestão estabelecido pelo presidente do TJMA, Jamil Gedeon, que é o de priorizar a justiça de 1º grau por meio de ações de capacitação e melhorias estruturais das comarcas.     Fernando Coelho Assessoria de Comunicação – TJMA (98) 2106-9023 / 9024 asscom@tjma.jus.br