Natural do município de São João Batista, situado na Baixada Maranhense, o desembargador José Eulálio Figueiredo de Almeida possui trajetória na magistratura e na docência jurídica do ensino superior. É pai de quatro filhos e avô de seis netos.
Ingressou na magistratura do Estado do Maranhão em 1991, após ser aprovado em primeiro lugar no concurso público para o cargo de juiz de direito. Exerceu a judicatura nas comarcas de Parnarama, Lago da Pedra, São José de Ribamar e Codó, até sua promoção por merecimento para a capital, São Luís.
No âmbito institucional, atuou como juiz auxiliar da corregedoria, juiz coordenador dos Juizados Especiais, juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão e diretor do Fórum Eleitoral da capital. No campo da Justiça Eleitoral, foi juiz nas zonas eleitorais, onde atuou e membro titular do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.
No campo da Justiça Eleitoral, foi juiz nas zonas eleitorais, onde atuou e membro titular do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.
Paralelamente à carreira na magistratura, atuou como professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) desde 1º de setembro de 1986 até a presente data, onde leciona Direito Processual Penal. Foi também professor da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) e é membro da Academia Maranhense de Letras Jurídicas.
É especialista em Processo Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Ciências Criminais pelo Centro Universitário do Maranhão (UNICEUMA), e doutor em Direito e Ciências Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (UMSA).
Autor de diversos livros e artigos jurídicos, entre suas obras destacam-se: Sentença Penal, O Crime do Desembargador Pontes Visgueiro, O Crime da Baronesa, Processo das Formigas, dentre outros.
Teve acesso ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão em 2025, pelo critério de antiguidade.