Poder Judiciário//Mídias/Notícias

Mutirão Racial mobiliza Judiciário maranhense na Semana da Consciência Negra

Iniciativa do CNJ prevê movimentação concentrada de processos relacionados à igualdade racial entre 17 e 21 de novembro

Publicado em 14 de Nov de 2025, 17h32. Atualizado em 17 de Nov de 2025, 9h05
Por Danielle Limeira

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, o Poder Judiciário do Maranhão realizará, entre os dias 17 e 21 de novembro de 2025, o Mutirão Racial. A ação, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem como objetivo acelerar a análise e julgamento de processos que envolvem temas relacionados à raça, cor, etnia, origem e comunidades quilombolas.

De acordo com o Painel de Monitoramento Justiça Racial, do CNJ, 13.618 processos tramitam nos tribunais brasileiros sobre questões raciais. A medida, impulsionada nacionalmente pelo Conselho, destaca a importância do Mês da Consciência Negra para a reflexão e o fortalecimento das ações voltadas à equidade racial.

No Maranhão, o mutirão envolve a movimentação concentrada de 313 processos extraídos do sistema DataJud. A iniciativa reforça o compromisso do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) com a promoção da igualdade racial e a efetivação dos direitos fundamentais, alinhada à Política Judiciária Antidiscriminatória.

A juíza Coordenadora do Comitê de Diversidade do TJMA, Elaile Silva Carvalho, ressaltou a importância de que juízes e juízas apreciem processos relacionados à temática racial e àqueles que envolvam comunidades quilombolas, pois essa atuação contribui diretamente para a promoção da equidade racial e a garantia dos direitos humanos.

Reforçamos a importância da integração de ações que busquem combater todo tipo de discriminação e preconceito, fortalecendo e resgatando a dignidade das pessoas”, afirmou Elaile Silva Carvalho.

Os resultados do Mutirão Racial 2025 serão apresentados no 8º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negras e Negros (ENAJUN) e 5° Fórum Nacional de Juízas e Juízes contra o Racismo e todas as formas de Discriminação (FONAJURD), no dia 9 de dezembro, na sede do Superior Tribunal de Justiça, em Brasília/DF.

O Comitê também coloca-se à disposição para esclarecimentos por meio do telefone (98) 2055-2450 e do e-mail comite.diversidade@tjma.jus.br. Essa ação conjunta busca fortalecer o combate a todas as formas de discriminação, reafirmando a dignidade das pessoas e o papel do Judiciário na promoção da justiça social.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055 2026

GALERIA DE FOTOS