Poder Judiciário//Mídias/Notícias

TJMA promove sessão de cinema para público 60+

A ação finaliza as atividades alusivas ao mês da Pessoa Idosa

Publicado em 3 de Nov de 2025, 12h18. Atualizado em 3 de Nov de 2025, 16h16
Por Ascom/TJMA

Na última quinta-feira (30/10) servidores e servidoras do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) participaram de uma sessão de cinema voltada exclusivamente para o público 60+. A iniciativa, organizada pelo Comitê de Diversidade, em parceria com o Comitê de Acompanhamento da Política Judiciária e Atenção à Pessoa Idosa e o Serviço Social do Comércio (SESC), contou com a presença de 40 pessoas e fechou as atividades alusivas ao Mês da Pessoa Idosa.

O momento de lazer teve início às 11h, com a saída do micro-ônibus do Centro Administrativo, na Rua do Egito, até à Sede do TJMA. O veículo garantiu o transporte confortável e seguro dos participantes até a o prédio do SESC, localizado na Praça Deodoro, no Centro de São Luís.

Servidores e servidoras do TJMA com 60 anos ou mais aparecem sentados no interior de um micro-ônibus, a caminho da sessão de cinema. O grupo sorri para a câmera, demonstrando entusiasmo e alegria. As cortinas azuis e a luz solar entrando pelas janelas dão um tom acolhedor ao registro.

A coordenadora do Comitê de Diversidade, juíza Elaile Carvalho destacou que a “Sessão de Cinema 60+” foi uma ação de grande importância por valorizar servidores e servidoras desta faixa etária, fortalecendo a inclusão e o respeito à diversidade no Judiciário.

“Ao unir cultura, lazer e reflexão sobre o envelhecimento por meio do filme Tia Virgínia, o evento reafirmou o compromisso institucional com uma gestão humanizada, que reconhece a contribuição dos mais experientes e promove o bem-estar e a integração no ambiente de trabalho", pontuou.

FICÇÃO E IDENTIFICAÇÃO

O longa-metragem “Tia Virgínia”, do diretor  brasileiro Fábio Meira, conta a  história de uma mulher de 70 anos (Vera Holtz) que abandonou seus sonhos para cuidar da mãe idosa. Ao receber a visita de suas irmãs, interpretadas pelas atrizes Arlete Salles e Louise Cardoso, às vésperas do Natal,  ela revive mágoas, dilemas familiares e reencontros com si mesma.

Para o servidor José Sá, “a oportunidade de estar ali foi uma lição de vida”. Segundo ele, “a gente só aprende com aquilo que se vivencia no dia a dia, nosso é de outras pessoas”.

Já a servidora Ana Shirley, que completará 60 anos em 2026,  disse que a temática chama todos à reflexão, tanto idosos e idosas quanto familiares, e parabenizou a ação conjunta.

“O filme retrata a realidade de quem é cuidado, mas também de quem cuida. Essa iniciativa foi maravilhosa! Fico feliz em saber que tanto o SESC quanto o Judiciário estão com o olhar voltado a este tema,” comentou.

Pessoas idosas e servidores do TJMA posam sorridentes em frente à tela do cinema, após a exibição do filme Tia Virgínia, no SESC Deodoro. O grupo demonstra alegria e integração durante o encerramento das atividades do Mês da Pessoa Idosa.

Ao final da sessão  os participantes receberam kit de lanche e foram reconduzidos às suas unidades administrativas.

Também estiveram presentes o desembargador aposentado José Bernardo Rodrigues, coordenador do Comitê de Acompanhamento da Política Judiciária de Atenção à Pessoa Idosa; a gerente do SESC Deodoro, Vanessa Oliveira; além de servidores, servidoras e colaboradores do órgão.

Em um hall interno do Cinema SESC Deodoro, um grupo de pessoas ¿ composto por magistrada, servidores e servidoras do TJMA, além de representantes do SESC ¿ posa sorridente para a foto. Ao fundo, há uma placa com o logotipo do Cinema SESC. O ambiente é bem iluminado e transmite clima de confraternização e encerramento da atividade.

 

 Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

 

GALERIA DE FOTOS