Poder Judiciário//Mídias/Notícias

Ouvidoria do TJMA realiza visitas institucionais em comarcas do interior do Estado

As atividades contemplaram as cidades de Cururupu, Cedral, Mirinzal, Guimarães, São Bento e Pinheiro

Publicado em 16 de Out de 2025, 15h42. Atualizado em 16 de Out de 2025, 15h51
Por Ascom/TJMA

A Ouvidoria Judicial do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) dedicou esta semana (13 a 16/10) à realização de visitas institucionais em diversas comarcas do interior do estado. As atividades contemplaram as cidades de Cururupu, Cedral, Mirinzal, Guimarães, São Bento e Pinheiro, reforçando o compromisso da Ouvidoria com o diálogo constante e a aproximação com magistrados, magistradas, servidores e servidoras das unidades judiciárias.

As visitas integram os projetos estratégicos da Ouvidoria, com o objetivo de divulgar os serviços prestados pelo órgão e ouvir as demandas específicas de cada comarca. 

Cinco pessoas estão reunidas em uma sala simples com cadeiras pretas e piso de cerâmica cinza. À esquerda, um homem de camisa azul está sentado, e à direita, uma mulher de camisa branca conduz a conversa. Três outras pessoas estão sentadas em semicírculo ouvindo, duas mulheres e um homem, todos com crachás de identificação.

A iniciativa também promove a troca de experiências e o fortalecimento da comunicação direta entre as unidades, elementos essenciais para a identificação de oportunidades de melhoria e para a busca de soluções que contribuam para o aprimoramento da prestação jurisdicional no estado.

ENCERRAMENTO

A programação será concluída nesta quinta-feira (16/10), com a realização de uma audiência pública na Comarca de Pinheiro. A atividade tem como propósito ouvir as demandas da população local e aproximar ainda mais a sociedade do Judiciário.

Durante a audiência, poderão ser apresentadas denúncias, pedidos de informação, reclamações, sugestões ou elogios sobre os serviços prestados pela Justiça Estadual, abrangendo a Justiça Comum, os Juizados Especiais e as Serventias Extrajudiciais. A sessão será presidida pelo ouvidor judicial, desembargador Antônio José Vieira Filho, e contará com a presença do público em geral.

Ao promover iniciativas como esta, a Ouvidoria Judicial reafirma seu papel fundamental na construção de um sistema de Justiça cada vez mais acessível, transparente e eficiente, pautado na escuta ativa e no fortalecimento do diálogo com a sociedade.

Grupo de 12 pessoas está em frente a outro prédio do Fórum, pintado em azul e branco com varandas e janelas antigas. A bandeira do Brasil está hasteada ao lado da porta principal. Todos posam para a foto em fila, sorrindo e olhando para a câmera.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS