Poder Judiciário//Mídias/Notícias

TJMA apresenta programa "Justiça de Todos" a consultor do Prêmio Innovare

Coordenadores destacaram a atuação, relevância, desafios e alcance da ação

Publicado em 5 de Ago de 2025, 9h39. Atualizado em 5 de Ago de 2025, 9h46
Por Ascom/TJMA

Nessa segunda-feira (4/8), o consultor da 22ª edição do Prêmio Innovare, Luís Eduardo Caldas, visitou o gabinete da presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) para conhecer a iniciativa que, mais que um local para videoconferências, tornou-se uma expressão do Poder Judiciário nos povoados, comunidades e localidades distantes dos Fóruns. O programa Justiça de Todos, referência na garantia do acesso à Justiça, concorre à premiação na categoria “Tribunal”.

A juíza Tereza Nina e o juiz José Jorge Figueiredo dos Anjos Júnior, ambos auxiliares da presidência e coordenadores do programa “Justiça de Todos”, conduziram a apresentação, com um vídeo institucional sobre a iniciativa e destacando a atuação, relevância, desafios e alcance da ação.

Os pontos de inclusão digital (PIDs) garantem à população serviços de consulta processual e atendimento do balcão virtual; possuem estrutura para videoconferência em audiências, sessões do Tribunal do Júri, solicitação de medidas protetivas de urgência, entre outros.

A  juíza Tereza Nina destacou que a iniciativa já instalou 126 pontos, possibilitando cerca de 15 mil atendimentos em todo o Maranhão. Ela ressaltou ainda que mais importante do que a instalação das salas, é fazer com que elas funcionem e assegurem o acesso a quem mais precisa. “Os pontos digitais são como um pedacinho do Fórum, são a expressão do Judiciário, trazendo dignidade para as pessoas”, disse.

APERFEIÇOAMENTO DA AÇÃO

Um dos diferenciais do programa é a capacitação contínua dos facilitadores, profissionais que atuam no atendimento e orientação da população nos PIDs. Os coordenadores apresentaram as ferramentas de monitoramento e aperfeiçoamento da ação. 

O Judiciário maranhense tem capacitado os facilitadores de cada polo judicial do estado durante o programa Encontros Regionais. Em cada edição, os profissionais recebem orientações sobre o manual de atuação, sobre solicitação de medidas protetivas de urgência on-line e solicitação de audiência de conciliação.

O programa também tem possibilitado que mulheres em situação de violência doméstica solicitem pedidos de Medida Protetiva de Urgência eletrônica, que são remetidas de forma imediata para o juiz de Direito responsável, e decididas em até 48 horas. Em parceria com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher/TJMA), os facilitadores também estão sendo capacitados para a prática.

INOVAÇÃO

O juiz José Jorge Figueiredo dos Anjos Júnior, que também é responsável pela área de tecnologia da informação e pelo laboratório de inovação Toada Lab, destacou os principais avanços e inovações implementados pelo programa.

Ele ressaltou que os equipamentos foram renovados e foram entregues tablets, com o intuito de ampliar o número e a qualidade dos atendimentos na sala.

O juiz reafirmou o compromisso de continuar avançando em melhorias para o projeto, especialmente na área de inteligência artificial. “Desenvolvemos recentemente o sistema Simplifica AI, uma inteligência artificial para simplificar documentos jurídicos. E o próximo passo será colocar em prática também para os facilitadores. Vai ser uma ferramenta para que eles possam pegar o documento e traduzir para o linguagem do cidadão”, disse.

PRÓXIMA AÇÃO

Além de conhecer o relatório das ações, o consultor Luís Eduardo Caldas também acompanhará o programa na prática, em visita à Ilha das Canárias, localizada em Araioses, durante a instalação do 127º ponto de inclusão digital.

O consultor destacou ainda a importância do programa e seu alcance social. “Enquanto consultor, diante de várias práticas que já acompanhei, não tenho dúvidas de que esse projeto se tornará uma importante engrenagem social”, frisou.

Uma foto colorida mostra quatro pessoas adultas, duas mulheres e dois homens, em pé, lado a lado, em um escritório de luxo. Ao fundo, uma grande tela digital exibe um ranking. O ambiente é formal, com uma parede de madeira escura e um tapete persa no chão.  Da esquerda para a direita:  Um homem branco, com barba curta e cabelo escuro, veste um terno azul-marinho, camisa social azul-clara e uma gravata azul-escura com um padrão sutil. Ele usa um broche na lapela e está com as mãos unidas sobre o abdômen.  Uma mulher branca, loira com mechas, usa um vestido azul-marinho sem mangas, com gola em V e uma faixa na cintura. Ela está com os braços relaxados ao lado do corpo.  Uma mulher branca, com cabelos castanhos e compridos, veste uma blusa social branca de mangas compridas, com um crachá pendurado, e calça preta. Ela também está com as mãos unidas sobre o abdômen.  Um homem branco, de barba e cabelo escuros, veste um terno cinza, camisa social branca e uma gravata listrada nas cores bordô e azul-marinho. Ele está com as mãos unidas sobre o abdômen.  A tela ao fundo mostra o texto "TOTAL DE PID's INSTALADOS NO BRASIL ATÉ JULHO DE 2025" e um ranking:  1º lugar: 126 (com o logo do TJMA e a marca "Justiça de Todos")  2º lugar: 79 - GOIÁS  3º lugar: 71 - PARÁ  4º lugar: 64 - MATO GROSSO

Confira o álbum do fotógrafo Ribamar Pinheiro

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2026

GALERIA DE FOTOS