A diretora-geral do Tribunal de Justiça do Maranhão, juíza Ticiany Gedeon Palácio, apresentou nesta quinta-feira (17/7), em reunião no Gabinete da Presidência, projeto de alinhamento de funções de Auditoria, da Assessoria de Governança e da Diretoria-Geral, em conformidade com diretrizes do Conselho Nacional de Justiça. A apresentação teve a participação do presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, e dos juízes auxiliares Gladiston Cutrim e Douglas da Guia (Relações Institucionais).
A medida objetiva promover uma reorganização das unidades vinculadas à Diretoria-Geral, para eliminar sobrecargas e melhorar a eficiência operacional, redesenhando rotinas e fluxos de trabalho para garantir conformidade, controle e governança adequados.
A juíza Ticiany Palácio mostrou o projeto de reestruturação da Diretoria-Geral, no cumprimento de determinações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), relacionadas à área de controle e às competências do controle da Auditoria Interna, em relação à segregação de funções e o exercício das linhas de defesa.
A reestruturação prevê substituir planilhas manuais e controles informais por sistemas informatizados e automatizados, implantando ferramentas de gestão integrada, especialmente para processos como contratações, gestão de pessoas e pagamentos de pessoal; além de planejar e implantar um sistema de governança e conformidade a partir da Diretoria-Geral, com extensão para todas as diretorias subordinadas.
O objetivo é garantir a eficiência, melhor desenvolvimento dos setores, economicidade e transparência. Na inspeção do CNJ, foram levantados dois indicadores, sendo um para a auditoria interna e um para a diretoria-geral. A proposta busca reforçar a política de controles vinculados à diretoria para garantir eficiência e melhor funcionamento, tanto da diretoria-geral como das subordinadas. A proposta evidencia tanto o setor de controle como outras atribuições que a diretoria exerce.
“Com as ideias, vamos fazer uma reestruturação geral, organizar a função de cada um dos setores que estão atrelados à organização da Diretoria. Essa medida valorizou muito os/as servidores/as. Vimos essas pessoas felizes porque perceberam o seu trabalho de tantos anos ser reconhecido. Já estamos efetivando a determinação do CNJ, de fazer essa reorganização, instalando o controle interno, de segunda linha, aqui no Tribunal, e governança também”, explicou a juíza Ticiany Palácio.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026