Poder Judiciário//Mídias/Notícias

Servidoras do TJMA aprimoram técnicas de defesa pessoal durante curso no Fórum

A iniciativa evidencia o compromisso do Poder Judiciário com o bem-estar, a segurança e a qualidade de vida 

Publicado em 16 de Jul de 2025, 14h30. Atualizado em 12 de Ago de 2025, 11h05
Por Amanda Campos

Com foco na promoção da segurança individual, da autoconfiança e do empoderamento das mulheres, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) realizou Curso de Defesa Pessoal, no Centro de Treinamento de Segurança, no Fórum Desembargador Sarney Costa, no Calhau, nessa terça-feira (15/7).

A iniciativa foi do Comitê de Gestão de Pessoas - do qual faz parte a Diretoria Geral - sendo coordenada pela Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar (presidida pelo desembargador Sebastião Bonfim) em parceria com o Comitê Estadual de Saúde (presidido pelo desembargador Jamil Gedeon) e a Escola da Magistratura do Maranhão (Esmam), segundo diretrizes institucionais de proteção e enfrentamento à violência de gênero no âmbito do Poder Judiciário.

A diretora-geral do TJMA, juíza Ticiany Gedeon Palácio, ressaltou que a iniciativa evidencia o compromisso do Poder Judiciário com o bem-estar, a segurança e a qualidade de vida das servidoras e magistradas. 

“A ação demonstra a união de esforços de nossas coordenações que dialogam e buscam promover várias ações em benefício de nossas servidoras e magistradas. Em relação ao curso de defesa pessoal, pensamos em proporcionar uma atividade que gerasse bem-estar físico  e mental e, ao mesmo tempo, que promovesse a autodefesa delas em suas vidas em situações de perigo nas ruas”, pontuou.

A diretora de Segurança Institucional (DSI/TJMA), coronela Claridelma Mesquita, enfatizou que o curso ressalta o empenho da atual gestão com a proteção das servidoras e magistradas.

“Apesar de esta capacitação ser um projeto permanente do Judiciário maranhense que atende à recomendação do CNJ, a programação deste mês possui um olhar especial para a proteção das servidoras e magistradas. O nosso intuito é expandir o projeto para mais comarcas”, frisou. 

Durante a capacitação, as participantes aprenderam técnicas básicas de defesa pessoal visando ao preparo físico e emocional para a prevenção e enfrentamento de situações de risco. 

A  assessora de desembargadora Danielle Elouf, que aproveitou a oportunidade para aprender técnicas de segurança e fortalecer sua autoconfiança, enalteceu a iniciativa da Justiça maranhense.

“Essa proposta do Tribunal de Justiça é excelente pois visa nos fortalecer e nos preparar fisicamente e emocionalmente para eventuais situações de risco tendo em vista o crescente número de casos de violência contra a mulher”, disse. 

A assessora de desembargador Larissa Buhatem também elogiou a capacitação oferecida pelo Judiciário, que neste mês, está sendo realizada durante quatro encontros que têm possibilitado tanto o ensino de técnicas quanto a integração entre as mulheres.

“Esse evento demonstra o compromisso do tribunal com a promoção da saúde, da segurança, do bem-estar e da autonomia das mulheres. É uma ação concreta de valorização, que vai além da capacitação: fortalece a autoestima, amplia a consciência sobre os direitos e cria um ambiente institucional mais acolhedor e protetivo. Está sendo uma experiência única”, exclamou.

Durante o curso, o instrutor e lutador de MMA profissional, Taigro Maia Costa, falou sobre a importância de as alunas compreenderem a situação de vulnerabilidade feminina; fortalecerem a autoconfiança e o autocontrole; promoverem a conscientização sobre segurança; prevenirem e enfrentarem situações de risco; reforçarem a proteção de mulheres no ambiente institucional.

“O nosso maior foco é treinar as mulheres para que elas saibam se defender no dia a dia, com autoconfiança e técnicas adequadas”, concluiu.

SOBRE O INSTRUTOR

Taigro Maia Costa 

Lutador de MMA profissional Taigro Costa (Peso pena) Perfil do MMA - ESPN (BR); 27 anos de prática em Artes Marciais; Faixa preta em Jiu-jitsu 3º graus; Faixa Azul Escura em Muay- Thai; Instrutor de Box; Professor de MMA (Mixed Martial Arts). 

CURSO 

O Curso de Defesa Pessoal é uma ação estratégica do Selo de Qualidade do TJMA, alinhada à Recomendação n.º 102, de 19 de agosto de 2021 – CNJ, que trata das medidas de prevenção e proteção adequadas para magistradas, servidoras e colaboradoras em situação de violência doméstica e familiar contra a mulher no âmbito dos tribunais.

Confira o Álbum de Fotos do repórter fotográfico Luís Marcelo no Flickr do TJMA

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS