Com foco na promoção da segurança individual, da autoconfiança e do empoderamento das mulheres, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) realizou Curso de Defesa Pessoal, no Centro de Treinamento de Segurança, no Fórum Desembargador Sarney Costa, no Calhau, nessa terça-feira (15/7).
A iniciativa foi do Comitê de Gestão de Pessoas - do qual faz parte a Diretoria Geral - sendo coordenada pela Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar (presidida pelo desembargador Sebastião Bonfim) em parceria com o Comitê Estadual de Saúde (presidido pelo desembargador Jamil Gedeon) e a Escola da Magistratura do Maranhão (Esmam), segundo diretrizes institucionais de proteção e enfrentamento à violência de gênero no âmbito do Poder Judiciário.
A diretora-geral do TJMA, juíza Ticiany Gedeon Palácio, ressaltou que a iniciativa evidencia o compromisso do Poder Judiciário com o bem-estar, a segurança e a qualidade de vida das servidoras e magistradas.
“A ação demonstra a união de esforços de nossas coordenações que dialogam e buscam promover várias ações em benefício de nossas servidoras e magistradas. Em relação ao curso de defesa pessoal, pensamos em proporcionar uma atividade que gerasse bem-estar físico e mental e, ao mesmo tempo, que promovesse a autodefesa delas em suas vidas em situações de perigo nas ruas”, pontuou.
A diretora de Segurança Institucional (DSI/TJMA), coronela Claridelma Mesquita, enfatizou que o curso ressalta o empenho da atual gestão com a proteção das servidoras e magistradas.
“Apesar de esta capacitação ser um projeto permanente do Judiciário maranhense que atende à recomendação do CNJ, a programação deste mês possui um olhar especial para a proteção das servidoras e magistradas. O nosso intuito é expandir o projeto para mais comarcas”, frisou.
Durante a capacitação, as participantes aprenderam técnicas básicas de defesa pessoal visando ao preparo físico e emocional para a prevenção e enfrentamento de situações de risco.
A assessora de desembargadora Danielle Elouf, que aproveitou a oportunidade para aprender técnicas de segurança e fortalecer sua autoconfiança, enalteceu a iniciativa da Justiça maranhense.
“Essa proposta do Tribunal de Justiça é excelente pois visa nos fortalecer e nos preparar fisicamente e emocionalmente para eventuais situações de risco tendo em vista o crescente número de casos de violência contra a mulher”, disse.
A assessora de desembargador Larissa Buhatem também elogiou a capacitação oferecida pelo Judiciário, que neste mês, está sendo realizada durante quatro encontros que têm possibilitado tanto o ensino de técnicas quanto a integração entre as mulheres.
“Esse evento demonstra o compromisso do tribunal com a promoção da saúde, da segurança, do bem-estar e da autonomia das mulheres. É uma ação concreta de valorização, que vai além da capacitação: fortalece a autoestima, amplia a consciência sobre os direitos e cria um ambiente institucional mais acolhedor e protetivo. Está sendo uma experiência única”, exclamou.
Durante o curso, o instrutor e lutador de MMA profissional, Taigro Maia Costa, falou sobre a importância de as alunas compreenderem a situação de vulnerabilidade feminina; fortalecerem a autoconfiança e o autocontrole; promoverem a conscientização sobre segurança; prevenirem e enfrentarem situações de risco; reforçarem a proteção de mulheres no ambiente institucional.
“O nosso maior foco é treinar as mulheres para que elas saibam se defender no dia a dia, com autoconfiança e técnicas adequadas”, concluiu.
SOBRE O INSTRUTOR
Taigro Maia Costa
Lutador de MMA profissional Taigro Costa (Peso pena) Perfil do MMA - ESPN (BR); 27 anos de prática em Artes Marciais; Faixa preta em Jiu-jitsu 3º graus; Faixa Azul Escura em Muay- Thai; Instrutor de Box; Professor de MMA (Mixed Martial Arts).
CURSO
O Curso de Defesa Pessoal é uma ação estratégica do Selo de Qualidade do TJMA, alinhada à Recomendação n.º 102, de 19 de agosto de 2021 – CNJ, que trata das medidas de prevenção e proteção adequadas para magistradas, servidoras e colaboradoras em situação de violência doméstica e familiar contra a mulher no âmbito dos tribunais.
Confira o Álbum de Fotos do repórter fotográfico Luís Marcelo no Flickr do TJMA
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br