Poder Judiciário//Mídias/Notícias

TJMA aborda tecnologia e uso de inteligência artificial no segundo dia dos Encontros Regionais

O evento que busca aproximar a Mesa Diretora do TJMA de magistrados/as e servidores/as do Polo de Balsas, segue até esta sexta, 18/7

Publicado em 16 de Jul de 2025, 10h00. Atualizado em 16 de Jul de 2025, 10h52
Por Letícia Araújo

O segundo dia de atividades dos Encontros Regionais no polo de Balsas foi marcado por momentos de diálogo e capacitação. Nessa terça-feira (15/7), juízes, juízas, servidores e servidoras reuniram-se no Salão do Júri do Fórum de Balsas para discutir o uso de inteligência artificial no Judiciário, tecnologia, governança e responsabilidade administrativa.

Para aproximar as rações Mesa Diretora da rotina das unidades judiciais, o diretor administrativo do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Rodrigo Valente, e a coordenadora de Material e Patrimônio, Fernanda Lindoso, apresentaram, por videoconferência, as atribuições e a estrutura da Diretoria Administrativa.

Rodrigo abordou assuntos que costumam gerar dúvidas nos(as) servidores(as) como governança das contratações, responsabilidades da Alta Administração, licitações, o Plano de Contratação Anual.

imagem horizontal mostra um grande público sentado em cadeiras azuis enquanto acompanham uma palestra, ao fundo um homem fala ao microfone e é possível observar um projetor, as paredes são brancas, o ambiente é claro e bem iluminado

Ele explicou a estrutura da Diretoria, composta por quatro coordenadorias: Serviços e Transportes, Material e Patrimônio, Licitação, e Contratos. Destacou, ainda, que todas as ações estão alinhadas ao planejamento estratégico do Tribunal de Justiça do Maranhão.

“Todas as ações, as contratações, o nosso papel de governança, todos os processos que são realizados dentro da iniciativa, elas precisam contribuir para o alcance da nossa visão , que é ser reconhecido nacionalmente pela prestação de serviços de qualidade, de  práticas modernas e inovadoras de gestão”, frisou.

Já Fernanda, ressaltou elementos que orientam a liberação de material e o desfazimento de bens, além da importância da realização de solicitações responsáveis e comprometidas com o uso sustentável dos recursos.

AÇÕES DA T.I

O coordenador de atendimento ao usuário do TJMA, Givanildo Marques, o chefe da Divisão de Suporte ao Sistema PJe, Diogo Mendonça, e o juiz auxiliar da presidência e coordenador do eixo de tecnologia, José Jorge Figueiredo dos Anjos Júnior, proferiram palestra “Ações da T.I no âmbito do TJMA”.

imagem horizontal mostra um grande público sentado em cadeiras azuis enquanto acompanham uma palestra, ao fundo um homem fala ao microfone e é possível observar um projetor, as paredes são brancas, o ambiente é claro e bem iluminado

A apresentação trouxe detalhes sobre as inovações implementadas pelas equipes de tecnologia da informação para aprimorar o atendimento ao usuário, bem como orientações para otimização das tarefas no PJe e, consequentemente, no tempo de tramitação dos processos.

“Tem sido muito proveitoso apresentar para vocês os serviços da diretoria, como nós estamos trabalhando, os projetos estruturantes que a gente tem desenvolvido no intuito de promover mais celeridade no atendimento e aumento da produtividade. A gente conta com apoio de vocês para avançar cada vez mais e continuar evoluindo” declarou o coordenador de atendimento ao usuário.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO JUDICIÁRIO 

Ainda na área de avanços tecnológicos, o juiz auxiliar da presidência e coordenador do eixo de tecnologia, José Jorge Figueiredo dos Anjos Júnior, ministrou o curso “Magistratura 5.0: Inovação e Inteligência Artificial na Prática Judicial”.

imagem horizontal mostra um grande público sentado em cadeiras azuis enquanto acompanham uma palestra, ao fundo um homem fala ao microfone e é possível observar um projetor, as paredes são brancas, o ambiente é claro e bem iluminado

Ele apresentou aos participantes um guia prático e acessível sobre o uso de ferramentas digitais, como a Plataforma Digital do Poder Judiciário brasileiro e o sistema ApoIA, bem como o Gemini, e o ChatGPT  na rotina de trabalho, respeitando o sigilo de processos. "Usem essas informação com responsabilidade e sabedoria", disse.

O juiz apresentou de forma prática como funciona a criação de assistentes personalizados para utilização das inteligências artificiais. Também foi demonstrado como o uso da tecnologia avançada pode auxiliar na elaboração de checklists de audiências, na  organização de documentos e transcrição de vídeos.

Os juízes e juízas do polo de Balsas marcaram presença no Encontro, bem como a juíza coordenadora do programa Tereza Nina, o juiz coordenador do Nupemec, Rodrigo Nina e a juíza auxiliar da Cogex, Laysa Mendes.

imagem horizontal mostra um grande grupo de pessoas posando para foto em um auditório, o local possui paredes brancas e o ambiente é claro e bem iluminado

Confira o álbum completo do fotografo Ribamar Pinheiro
 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

 

GALERIA DE FOTOS