Poder Judiciário//Mídias/Notícias

TJMA participa do 4º Encontro Nacional de Comunicação do Poder Judiciário

Publicado em 23 de Mai de 2025, 15h27. Atualizado em 23 de Mai de 2025, 18h20
Por Asscom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) está presente no 4º Encontro Nacional de Comunicação do Poder Judiciário, realizado em Brasília nos dias 22 e 23 de maio. Representando a Assessoria de Comunicação do TJMA, o assessor-chefe Paulo Falcão participa das discussões sobre estratégias para tornar a comunicação da Justiça mais transparente e acessível à sociedade.

O evento conta com painéis e oficinas sobre comunicação digital, produção audiovisual, gestão de crises e estratégias de transparência no Judiciário, discussões essenciais para a modernização dos processos comunicacionais e para garantir que a população tenha acesso claro e eficiente às informações da Justiça. Na tarde desta sexta-feira (23/5), os assessores discutem a aprovação e implementação da Política de Comunicação Social no âmbito do Poder Judiciário.

Para o assessor-chefe do TJMA, o encontro reforça a importância da comunicação institucional como ferramenta estratégica do Judiciário. Segundo o assessor, a troca de experiências e o alinhamento de práticas são fundamentais para aprimorar a comunicação com o público externo, conforme previsto nas resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Além disso, o evento permite avaliar a Estratégia Nacional do Poder Judiciário e discutir temas essenciais para o futuro da Justiça brasileira, como tecnologia e sustentabilidade”, pontuou Falcão.

DESAFIOS À COMUNICAÇÃO PÚBLICA

Na cerimônia de abertura, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso (foto acima), destacou os desafios que a revolução digital impôs à comunicação pública. Ele ressaltou a necessidade de uma linguagem mais acessível e transparente, mencionando o "Pacto pela Linguagem Simples" como uma iniciativa crucial para fortalecer a conexão do Judiciário com a sociedade.

Já o vice-presidente do STF, ministro Edson Fachin, enfatizou o papel da comunicação pública na democracia, defendendo um modelo ético, claro e dialógico.

 

Com informações do TJSC

GALERIA DE FOTOS