Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA amplia debate sobre políticas institucionais de sustentabilidade

Em reunião com representantes da Secretaria de Estado da Fazenda, foram apresentadas iniciativas da Coordenadoria de Sustentabilidade do TJMA 

Publicado em 17 de Nov de 2025, 14h00. Atualizado em 17 de Nov de 2025, 15h06
Por Ascom/TJMA

Na última sexta-feira (14/11), o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, realizou uma reunião com representantes da Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão (Sefaz) para discutir e trocar experiências sobre políticas institucionais de sustentabilidade.

O momento foi conduzido pelo coordenador de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Rodrigo Smith, e pelos servidores Fabrício  Drummond e Jaciara Silva, que apresentaram o trabalho desenvolvido pela Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJMA nos últimos anos para a agente da Receita Estadual do Núcleo de Gestão de Contratos da Sefaz, Mariana Cardoso, a especialista em Gestão de Pessoas da Assessoria de Recursos Humanos da Sefaz, Elizabeth Freitas, e para a especialista em Gestão de Pessoas da Assessoria de Recursos Humanos da Sefaz, Marilene Duailibe.

O Judiciário maranhense é pioneiro em ações relacionadas à sustentabilidade, foi o primeiro tribunal estadual a excluir completamente a compra e o uso de copos descartáveis e garrafas plásticas. “A gente trabalha para que as atividades do Tribunal sejam economicamente viáveis, respeitando a qualidade de vida dos servidores, sem agredir o meio ambiente”, afirmou.

Smith expôs as principais competências da coordenadoria, as diretrizes do Plano de Logística Sustentável (PLS), a Política de Sustentabilidade, o Plano de Descarbonização e o Mestrado em Sustentabilidade, iniciativas da coordenadoria em parceria com outras instituições.

Primeiro Plano (Frente e Esquerda): Uma bandeja de metal sobre a mesa exibe xícaras de café, açúcar e adoçante, indicando o ambiente de um encontro formal. Três mulheres estão sentadas lado a lado em cadeiras, voltadas para o homem em pé. Da esquerda para a direita: uma mulher de blazer bege claro e blusa escura, olhando para a frente; uma mulher de blusa preta, com o cabelo encaracolado e presenças amarelas no pulso e pescoço, que está atenta; e uma mulher de blusa verde-oliva, mexendo em um tablet ou celular.  Segundo Plano (Direita): Em pé, no canto direito, o mesmo homem de terno preto da imagem anterior está gesticulando com a mão direita e conversando com o grupo.  Terceiro Plano (Fundo): A sala tem paredes pintadas em branco na parte inferior e verde-água na parte superior, separadas por uma linha. Há uma porta de madeira escura no centro. À direita, um quadro branco fixado na parede contém anotações manuscritas (possivelmente as diretrizes e dúvidas da reunião). Há computadores e plantas decorativas sobre a mesa de trabalho no canto.

Também foram compartilhadas ações de sensibilização sobre a temática que são desenvolvidas pela Justiça maranhense como a campanha Consumo Consciente, o Prêmio TJMA Sustentável e a campanha Destralhe.

“A intenção dessa campanha é que todo mundo pudesse repensar o seu consumo, por meio de palestras, mutirão de limpeza e outras iniciativas. Com isso, nós movimentamos a capital e também as comarcas do interior”, declarou Jaciara sobre a campanha Destralhe.

As representantes da Sefaz ressaltaram os avanços perceptíveis alcançados pelo TJMA e tiraram dúvidas sobre indicadores, acompanhamento, monitoramento e transparência. 

Uma mulher de pele morena, com cabelos escuros e lisos na altura dos ombros, está sentada em uma cadeira preta em frente a uma mesa de madeira clara. Ela usa um blazer bege claro sobre uma blusa de malha, também bege, e tem brincos de argola dourados pequenos. Ela olha para o lado direito da imagem, com uma expressão atenta e pensativa, e suas mãos estão cruzadas sobre a mesa.

“Foi muito importante conhecer as iniciativas do TJ, tem muita coisa sempre feita. Para colaborar para a sustentabilidade, é preciso uma mudança completa de cultura. Nós estamos buscando agregar essas novas ideias no nosso ambiente de trabalho, o que é um desafio muito grande, porque não temos política norteadora, nem programas, vamos partir do completo zero”, declarou Marilene Duailibe.

Também participaram da reunião a agente administrativa Helena Santos e a residente em Engenharia Ambiental, Terezinha Oliveira, integrantes da Coordenadoria de Sustentabilidade.

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS