O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Comitê de Diversidade, abre as inscrições para a 5ª Edição do Prêmio Luiz Alves Ferreira (Luizão) de Promoção à Diversidade e Combate à Discriminação. A novidade desta edição é a criação de uma categoria voltada a profissionais de jornalismo. As inscrições poderão ser realizadas a partir desta quinta-feira (23/10), conforme disposto no Edital n.º 11/2025.
A iniciativa, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), tem como objetivo reconhecer práticas antidiscriminatórias bem-sucedidas, que promovam o respeito e a valorização da diversidade, contemplando os eixos de atuação do Comitê: Combate ao Racismo, à LGBTfobia, à Gordofobia, ao Capacitismo, ao Sexismo e ao Etarismo.
QUEM PODE PARTICIPAR
Público Interno – Podem participar magistrados/as e servidores/as do Poder Judiciário maranhense, com até dois projetos implantados há, no mínimo, seis meses antes da publicação do edital.
Público Externo – Escolas Públicas – Podem participar instituições de ensino médio do Estado do Maranhão, que também poderão inscrever até dois projetos implantados há pelo menos seis meses, envolvendo estudantes e professores/as.
Público Externo – Jornalismo – Podem participar profissionais da área, individualmente ou em grupo, com até dois trabalhos nas áreas de Rádio, TV ou Internet (meios eletrônicos), divulgados nos últimos 12 meses a contar da data de publicação do edital.
Cada participante poderá inscrever apenas um trabalho por eixo temático, optando por uma das três subcategorias do prêmio:
PREMIAÇÃO
A cerimônia de premiação será realizada no dia 20 de março de 2026, em São Luís (MA), em horário a ser definido no Edital de Divulgação do Resultado Final. Serão premiados os três primeiros colocados nas categorias Público Interno – Servidores/as e Magistrados/as e Público Externo – Escolas Públicas e Jornalismo.
Público Interno – Servidores/as:
Os três primeiros colocados receberão 1 (um) smartphone cada, destinado ao responsável pelo projeto inscrito.
Público Interno – Magistrados/as:
Os três primeiros colocados também receberão 1 (um) smartphone cada, destinado ao responsável pelo projeto inscrito.
→ Total: 6 (seis) smartphones entre as duas categorias do Público Interno.
Público Externo – Escolas Públicas:
Serão contemplados 10 (dez) estudantes de cada equipe classificada entre as três primeiras colocações, com 1 (um) tablet cada.
Além disso:
1º lugar: 3 membros(as) da equipe receberão 3 (três) smartphones;
2º lugar: 2 membros(as) da equipe receberão 2 (dois) smartphones;
3º lugar: 1 membro(a) da equipe receberá 1 (um) smartphone.
→ Total: 30 (trinta) tablets e 6 (seis) smartphones nesta categoria.
Público Externo – Jornalismo:
Os primeiros colocados em cada uma das três subcategorias (Escrito, Vídeo e Áudio) receberão 1 (um) notebook cada.
→ Total: 3 (três) notebooks.
No total geral, o prêmio distribuirá 30 tablets, 12 smartphones e 3 notebooks.Todos(as) os(as) vencedores(as) receberão também certificados de reconhecimento.
Durante a cerimônia, serão concedidas Menções Honrosas a parceiros internos e externos do Poder Judiciário.
COMO SE INSCREVER
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo e-mail: comite.diversidade@tjma.jus.br. O participante deve informar o nome da prática e a categoria escolhida, anexando a ficha de inscrição constante nos Anexos I e II do edital, devidamente preenchida. Fichas incompletas resultarão na desclassificação automática do/a candidato/a. Após o envio, o participante receberá a confirmação da inscrição por e-mail.
MAIS INFORMAÇÕES
Mais informações podem ser obtidas com o Comitê de Diversidade:
O edital completo do prêmio está disponível para consulta no portal do TJMA.
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055 2026