Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA e Centro Tático Aéreo discutem parcerias em ações sustentáveis

Durante diálogo, representantes do Judiciário apresentaram ações desenvolvidas em defesa do meio ambiente

Publicado em 15 de Out de 2025, 7h54. Atualizado em 15 de Out de 2025, 7h56
Por Márcio Rodrigo

O presidente da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Ricardo Duailibe, e a juíza auxiliar da coordenadoria, Teresa Mendes, receberam, nesta terça-feira (14/10), visita institucional do diretor do Centro Tático Aéreo da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (CTA/SSP), coronel Luís Magno, acompanhado da assessora técnica Tayanna Britto. O encontro teve como objetivo apresentar a política de sustentabilidade do TJMA e discutir possibilidades de cooperação em ações voltadas à preservação ambiental e à redução de carbono.

Durante a reunião, foram apresentados os principais eixos da atuação da Coordenadoria, com destaque para o Plano de Logística Sustentável (PLS), a integração com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e as campanhas de sensibilização promovidas pelo Tribunal. O momento foi conduzido pela juíza Teresa Mendes, e pelo gestor da coordenadoria de sustentabilidade, servidor Rodrigo Smith, que detalharam os avanços institucionais e os resultados obtidos nos últimos anos.

“O TJMA tem se consolidado como referência em práticas sustentáveis no setor público. Receber o CTA para dialogar sobre parcerias é um passo importante para ampliarmos o alcance das nossas ações e fortalecermos a cultura da sustentabilidade em todas as esferas do serviço público”, destacou o desembargador Ricardo Duailibe.

Entre os projetos apresentados, estão iniciativas pioneiras como a proibição da compra de copos plásticos descartáveis e garrafas PET, a implantação da coleta seletiva solidária em 18 prédios do Judiciário, beneficiando diretamente 27 famílias com a destinação de quase mil toneladas de material reciclável desde 2016. Também foram destacadas campanhas como “TJMA Sem Plástico”, “Consumo Consciente” e o Prêmio TJMA Sustentável, que reconhece boas práticas internas.

A imagem mostra um grupo de dez pessoas reunidas em um ambiente de escritório. Eles estão em pé, posando para a foto com expressões amigáveis e descontraídas. O espaço contém mesas com computadores, teclados e objetos de uso cotidiano, como copos e papéis.  Dois participantes, à direita na frente, seguram ecobags com estampas verdes e brancas que remetem à sustentabilidade ¿ com ícones e textos relacionados à conscientização ambiental. Um deles veste um macacão verde com distintivos, indicando vínculo com aviação ou forças de segurança, provavelmente do Centro Tático Aéreo (CTA). Os demais estão em trajes sociais ou casuais, sugerindo uma reunião institucional.  Ao fundo, há plantas sobre uma estante, reforçando o clima de cuidado ambiental. A imagem transmite um momento de integração entre diferentes setores, possivelmente celebrando ou promovendo uma iniciativa conjunta voltada à sustentabilidade.

Ao final da reunião, representantes do CTA receberam kit sustentável do TJMA 

O coronel Luís Magno elogiou a estrutura e o comprometimento do TJMA com a pauta ambiental, destacando o interesse do CTA em colaborar com ações de formação e conscientização, tanto em São Luís quanto nos polos regionais onde há bases operacionais. “A sustentabilidade é um desafio que exige articulação entre instituições. O CTA está pronto para somar esforços, especialmente em iniciativas voltadas à educação ambiental e à redução de emissões nas operações aéreas e logísticas”, declarou.

A juíza Teresa Mendes ressaltou o papel da capacitação permanente como ferramenta estratégica para a transformação institucional. “A sustentabilidade precisa ser compreendida como valor e prática. Por isso, investimos em cursos contínuos, capacitação itinerante e eventos como a Jornada da Sustentabilidade, que mobilizam servidores e sociedade em torno de um propósito comum”, afirmou.

A partir desse diálogo, TJMA e CTA devem consolidar ações conjuntas que sirvam de modelo para outras instituições públicas comprometidas com a sustentabilidade.

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS