Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA realiza primeiro cadastro de reeducando no sistema SAREF com integração ao SEEU

Publicado em 25 de Ago de 2025, 9h55. Atualizado em 25 de Ago de 2025, 9h59
Por Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) realizou, na última semana, o primeiro cadastro de reeducando no Sistema de Apresentação Remota por Reconhecimento Facial (SAREF), com integração automática ao Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU). A ação representa um marco na implantação do sistema no âmbito do Judiciário maranhense.

O procedimento ocorreu na 2ª Vara de Execuções Penais de São Luís (2ª VEP), em conjunto com o CIAPIS – Central Integrada de Alternativas Penais e Inclusão Social da capital. O reeducando foi cadastrado no sistema, registrou seu comparecimento utilizando o próprio aparelho celular e, em seguida, o secretário judicial homologou o comparecimento no SAREF. De forma automática, a informação foi encaminhada ao SEEU, com a geração simultânea de certidões e comprovantes nos dois sistemas, atestando o pleno funcionamento do fluxo.

Segundo o juiz auxiliar da Presidência do TJMA, José Jorge Figueiredo dos Anjos Júnior, que coordena o projeto, o resultado demonstra o avanço do Tribunal na modernização da execução penal.

A implantação do SAREF no Maranhão traz mais agilidade, segurança e transparência no acompanhamento dos reeducandos. Este primeiro cadastro confirma a eficácia da integração entre os sistemas e abre caminho para a expansão a todas as comarcas do Estado até o final do ano”, destacou o magistrado.

A atividade contou com o empenho da equipe da 2ª Vara de Execuções Penais de São Luís, em especial da juíza titular Manuella Viana dos Santos Faria Ribeiro e do secretário judicial Mileno Gaioso, além do suporte da Unidade de Monitoramento e Fiscalização (UMF), representada pelo servidor Miguel Antonio Figueiredo Moyses, e da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), com a participação dos servidores Ribamar Loura e Gilberto Ferraz. O êxito da ação também foi possível graças ao apoio da Supervisão de Reintegração Social da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) e da Supervisão de Monitoração Eletrônica, que atuaram de forma integrada.

Próximos passos

De acordo com a coordenação do projeto, até o final de 2025, todas as comarcas do Maranhão estarão integradas ao SAREF, garantindo a ampliação dos benefícios da automação, maior eficiência no acompanhamento dos reeducandos e reforço ao compromisso do TJMA com a inovação e a justiça digital.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS