Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA doa nove toneladas de papel a cooperativa de reciclagem de São Luís

 A iniciativa beneficiou cerca de 27 famílias de catadores da COOPRESL

Publicado em 19 de Ago de 2025, 15h30. Atualizado em 19 de Ago de 2025, 15h31
Por Ascom/TJMA

 Cerca de 29 mil processos judiciais e documentos administrativos foram doados pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) para a Cooperativa de Reciclagem de São Luís (COOPRESL), na última sexta-feira (15/8). A doação corresponde a 9,1 toneladas de papel e está alinhada ao Programa de Gestão Documental e à política de sustentabilidade do Poder Judiciário maranhense.

A entrega, realizada  pelo Arquivo Judiciário Des. Milson de Souza Coutinho, da Coordenadoria de Arquivo e Gestão Documental do TJMA, ocorreu a partir da eliminação de processos previstos nos Editais de Eliminação de Documentos n. 56/2023 (Comarca de João Lisboa), 1/2025 (Administrativo) e 2/2025 (Judicial - 2º grau).

 A foto mostra um homem de costas, vestindo um uniforme verde e amarelo. Ele tem um boné branco com a viseira virada para trás. Em suas costas, há um logotipo circular com a inscrição "COOPRESL" e as palavras "Cooperativa de Reciclagem de São Luís". Abaixo do logotipo, lê-se a frase "Reciclar por um mundo melhor". Ele está em pé em um corredor estreito, e à sua frente há uma grande pilha de papéis, empilhados do chão até o teto.

Com a ação, famílias de cerca de 27 catadores serão beneficiadas. Para o coordenador do Arquivo Judiciário Des. Milson de Souza Coutinho, Christofferson Melo, a iniciativa reforça a missão do Judiciário para a sustentabilidade e responsabilidade social.

"A eliminação adequada de documentos representa uma ação fundamental para a sustentabilidade ambiental, contribuindo para a redução do desperdício de recursos naturais e da poluição, garantindo ainda a proteção das informações sensíveis. Dessa forma, o TJMA cumpre uma missão dupla: preservar a integridade documental e, ao mesmo tempo, atuar de forma responsável em relação ao meio ambiente, demonstrando compromisso com políticas de gestão sustentável e com a cidadania ambiental", frisou.

Também estiveram presentes o secretário do Arquivo, Hailton dos Santos Rodrigues; e os arquivistas Marcelo de Araújo Matos e Lucas Monte Verde.

Um grupo de sete homens, com idades variadas, posa na frente da caçamba de um caminhão repleta de pilhas de papel branco. Todos vestem uniformes de trabalho, predominantemente nas cores verde-limão e azul marinho, com faixas refletivas. Dois deles usam bonés e um tem o rosto coberto por um lenço cinza. O ambiente parece ser o estacionamento de um prédio comercial, com uma calçada amarela e um muro branco ao fundo. O céu está parcialmente nublado, com nuvens brancas e o sol brilhando.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS