Cerca de 29 mil processos judiciais e documentos administrativos foram doados pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) para a Cooperativa de Reciclagem de São Luís (COOPRESL), na última sexta-feira (15/8). A doação corresponde a 9,1 toneladas de papel e está alinhada ao Programa de Gestão Documental e à política de sustentabilidade do Poder Judiciário maranhense.
A entrega, realizada pelo Arquivo Judiciário Des. Milson de Souza Coutinho, da Coordenadoria de Arquivo e Gestão Documental do TJMA, ocorreu a partir da eliminação de processos previstos nos Editais de Eliminação de Documentos n. 56/2023 (Comarca de João Lisboa), 1/2025 (Administrativo) e 2/2025 (Judicial - 2º grau).
Com a ação, famílias de cerca de 27 catadores serão beneficiadas. Para o coordenador do Arquivo Judiciário Des. Milson de Souza Coutinho, Christofferson Melo, a iniciativa reforça a missão do Judiciário para a sustentabilidade e responsabilidade social.
"A eliminação adequada de documentos representa uma ação fundamental para a sustentabilidade ambiental, contribuindo para a redução do desperdício de recursos naturais e da poluição, garantindo ainda a proteção das informações sensíveis. Dessa forma, o TJMA cumpre uma missão dupla: preservar a integridade documental e, ao mesmo tempo, atuar de forma responsável em relação ao meio ambiente, demonstrando compromisso com políticas de gestão sustentável e com a cidadania ambiental", frisou.
Também estiveram presentes o secretário do Arquivo, Hailton dos Santos Rodrigues; e os arquivistas Marcelo de Araújo Matos e Lucas Monte Verde.
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2023