Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Município de Mirinzal adere a programa de regularização fundiária do TJMA

Coordenadoria de Sustentabilidade do TJMA e NGF discutiram regularização de florestas e parques

Publicado em 26 de Mar de 2025, 9h30. Atualizado em 26 de Mar de 2025, 8h00
Por Ascom/TJMA

Nesta terça-feira (25/3), o Município de Mirinzal, representado pelo prefeito Dayvison Ribeiro Soares, realizou assinatura do Termo de Adesão do município ao Termo de Cooperação Técnica nº 0031/2022, celebrado entre o TJMA e o Governo do Estado do Maranhão, para implantar e executar amplo programa de regularização fundiária como política pública de garantia de desenvolvimento humano e de pacificação de conflitos de terra.

A iniciativa busca consolidar a política pública de desenvolvimento humano e pacificação de conflitos de terra, conforme as diretrizes estabelecidas no termo. O evento contou ainda com a presença de representantes da Câmara Legislativa de Mirinzal/MA.

AGENDAS FUNDIÁRIA E AMBIENTAL

Na mesma data, o presidente da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Ricardo Duailibe, reuniu-se com a coordenadora do Núcleo de Governança Fundiária (NGF), juíza Arianna Saraiva, oportunidade em que foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo e discutidas ações com foco na regularização de florestas públicas e parques ambientais, visando fortalecer a segurança jurídica das áreas, a preservação dos ecossistemas, o combate ao desmatamento ilegal e a promoção do desenvolvimento sustentável. 

A iniciativa reforça o compromisso do TJMA com a proteção ambiental, a garantia dos direitos das comunidades tradicionais e a implementação de políticas que conciliem justiça social e conservação dos recursos naturais.

O TJMA, por meio do Núcleo de Governança Fundiária (NGF), está em tratativas com o Ministério do Meio Ambiente, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e Secretaria de Patrimônio da União (SPU) para a regularização da Reserva Extrativista de Frechal e do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A expectativa é que os registros sejam concluídos até o final do primeiro semestre de 2025, garantindo maior segurança jurídica e sustentabilidade ambiental para essas áreas protegidas.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS