Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Evento em alusão ao Dia do Oficial de Justiça começa às 9h

Publicado em 24 de Mar de 2025, 17h32. Atualizado em 25 de Mar de 2025, 11h20
Por Ascom/TJMA

O Poder Judiciário realiza nesta terça-feira (25/3), a partir de 9h, evento em comemoração ao Dia do Oficial de Justiça, que acontece no Auditório Desembargadora Madalena Serejo, no Fórum de São Luís (Calhau), com palestras voltadas a oficiais e oficialas de Justiça, magistrados, magistradas, servidores, servidoras e parceiros institucionais do Judiciário. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do TJMA no Youtube:

A programação prevê a abertura do evento às 9h; seguida, às 9h30, da palestra “Ressignificações para o Oficialato de Justiça Nacional – Desafios e Oportunidades na Era Digital: Olhar para o presente, mirar no futuro da profissão”, que terá como palestrante a oficiala de justiça Érica Sakaki, do TRT da 5ª Região, e também doutoranda em Direito, influenciadora digital e fundadora do Instagram @‌vidadeoficial.

Às 10h30, será a vez do lançamento do livro “Vida de Oficial – Era só uma intimação”, do oficial de justiça da Central de Mandados de São Luís e jornalista Nonato Reis. Com representatividade nacional, o livro aborda as histórias e situações envolvendo o cumprimento de ordens judiciais. A obra tem a parceria de Érica Sakaki e colaboração de oficiais de justiça de todas as regiões. Por fim, debate e encerramento do evento, previsto para as 11h.

O evento é coordenado por Charles Glauber da Costa Pimentel (supervisor da Central de Mandados da Comarca da Ilha) e Jaciara Monteiro Santos Rodrigues (oficiala de justiça do TJMA).

OBJETIVOS

O objetivo da programação comemorativa é analisar o impacto da tecnologia digital na atuação dos oficiais e oficialas de justiça. Serão abordados os desafios e oportunidades decorrentes do uso de novas ferramentas e sistemas digitais no trabalho da categoria. Também há a intenção de capacitar profissionais para o uso eficiente das novas tecnologias, com apresentação e discussão das melhores práticas para o uso de ferramentas digitais, visando otimizar o trabalho dos oficiais e oficialas de Justiça e aumentar a eficiência da prestação jurisdicional.

Outro objetivo é analisar a Resolução CNJ n. 600/2024. A norma, publicada no dia 13 de dezembro de 2024, amplia as atribuições dos oficiais e oficialas de justiça, permitindo que eles tenham acesso direto a sistemas informatizados do Poder Judiciário para a localização de pessoas e bens.

PROMOVER REFLEXÃO

O evento tem ainda o intuito de promover a reflexão sobre o futuro da profissão. Serão debatidas as tendências tecnológicas que moldarão o futuro do trabalho de oficiais e oficialas de justiça, bem como as habilidades e competências necessárias para o sucesso profissional na era digital. Fomentar o debate sobre a importância da valorização profissional, com discussão de estratégias para valorizar a carreira dos/das profissionais, reconhecendo a importância do seu papel na sociedade e no sistema judicial. 

Por fim, divulgar a nova obra literária de Nonato Reis, para celebrar a produção literária dos servidores e das servidoras e apresentar à sociedade a realidade e a importância da profissão de oficial de justiça.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS