Poder Judiciário/Mídias/Notícias
Simulação de evacuação no Fórum de São Luís será nesta sexta, 21/2
A formação da brigada é uma meta da DSIGM/TJMA, relacionada ao Plano de Logística Sustentável do TJMA
A Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar do Tribunal de Justiça do Maranhão (DSIGM/TJMA) realiza às 8h desta sexta-feira (21/2) uma simulação de evacuação de emergência do Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau).
A simulação encerra o treinamento dos 160 brigadistas – servidores, servidoras, funcionários terceirizados e militares – que passam a integrar a Brigada de Emergência do Fórum.
Nesta quinta-feira (20/1), os brigadistas fizeram treinamento sobre abandono de área em caso de incêndio ou outro evento típico de risco; estudaram o plano de evacuação do fórum, elaborado pela DSIGM; aplicaram na prática as técnicas de combate a incêndio; e fizeram reconhecimento de área, a partir do projetos arquitetônico e de engenharia do imóvel. Cada pavimento do prédio passa a contar com uma equipe de brigadistas aptos a atuarem em situações de emergência.

A diretora do Fórum de São Luís, juíza Andréa Perlmutter Lago, também acompanhou o último dia do treinamento e destacou a importância de uma brigada de emergência para o órgão.
A formação da brigada é uma meta da DSIGM/TJMA, relacionada ao Plano de Logística Sustentável do TJMA, fundamentada na Resolução nº 435/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que consolida a Política e o Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário. O curso de formação é uma parceria com o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Maranhão.

Foram 12 horas de treinamento para cada uma das oito equipes de brigadistas. Os 160 integrantes participarão da simulação de evacuação do prédio nesta sexta-feira (21), começando às 8h30. Ao final, eles receberão certificado pela Escola Superior da Magistratura do Estado Maranhão (ESMAM), capacete, colete e boton de identificação.
O treinamento para a simulação foi ministrado pela equipe da 1ª Companhia Especializada de Combate a Incêndio (Lagoa da Jansen) do Corpo de Bombeiros do Maranhão.

O capitão Jonilson Duarte falou sobre a lei estadual nº 11390/2021 que instituiu o Regulamento de Segurança Contra Incêndios das edificações e áreas de risco no Estado do Maranhão; definiu as equipes de brigadistas de cada pavimento do prédio do Fórum; orientou sobre a simulação; realizou atividades práticas para saber se todos estão aptos a atuarem no combate a princípio de incêndio; e explicou como devem agir em situações que demandem evacuação.
Josué Santos, servidor da Divisão de Arquivo do Fórum de São Luís, um dos 160 brigadistas treinados, lembrou que em situação de emergência os integrantes da brigada podem orientar as pessoas leigas a saírem do prédio em segurança.
“É um conhecimento que vale tanto para o ambiente de trabalho quanto para nosso cotidiano em casa, por exemplo, em situações de perigo”, disse o servidor.
A major do Corpo de Bombeiros, Jhéssyka Fernandes Felício, supervisora de Segurança Contra Incêndio da DSIGM, explicou que a criação da brigada de emergência composta de servidores e servidoras do próprio órgão considera que o Fórum da Capital é a maior edificação do TJMA, que o público fixo do local suporta o máximo de 3330 pessoas, que edificações com essas especificações são consideradas de alta complexidade e que há necessidade da formação de brigada.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024
GALERIA DE FOTOS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais
-
10/09/2026
TJMA participa de pesquisa de satisfação sobre a Plataforma Socioeducativa (PSE)
-
10/09/2026
Acesso ao sistema de Videoconferência do TJMA passará a exigir dupla autenticação
-
10/09/2026
TJMA dará posse a 34 juízas e juízes substitutos nesta sexta-feira, 11/9
-
10/09/2026
TJMA instala Núcleo Criminal da Secretaria Judicial Única Digital em São Luís
NOTÍCIAS RELACIONADAS
-
11/02/2026
Justiça determina remoção de famílias atingidas por vazamento de produtos químicos na Vila Maranhão
-
10/12/2025
TJMA realiza capacitação em APH e combate a incêndio em Carutapera
-
03/12/2025
TJMA integra campanha nacional em apoio às vítimas do tornado no Paraná
-
26/11/2025
TJMA promove treinamento para agentes de segurança do novo Fórum de Imperatriz

