Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Presidente do TJMA abre curso de Controle de Constitucionalidade na Alema

Aula magna do desembargador Froz Sobrinho faz parte de série de eventos comemorativos dos 190 anos da Assembleia Legislativa do Maranhão

Publicado em 17 de Fev de 2025, 16h09. Atualizado em 18 de Fev de 2025, 8h26
Por Ascom/TJMA

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Froz Sobrinho, foi o responsável pela aula magna do minicurso “Controle de Constitucionalidade no Maranhão: aspectos históricos, práticos e desafios contemporâneos”, apresentado nesta segunda-feira (17/2), no Auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa do Maranhão. A iniciativa da presidente da casa legislativa, deputada estadual Iracema Vale, que contou com a presença de outros deputados e do juiz Paulo Brasil Menezes, faz parte de uma série de eventos comemorativos dos 190 anos da Alema, ao longo desta semana.

“Esse curso é para todo mundo. Todo mundo tem que compreender como é que funciona o nosso sistema de regramentos”, destacou o desembargador Froz Sobrinho.

Também participaram do dispositivo de abertura do curso os deputados estaduais Antônio Pereira (vice-presidente da Assembleia Legislativa); Davi Brandão (primeiro-secretário da mesa diretora da Alema); Glalbert Cutrim (segundo-secretário da mesa diretora da Alema) e Neto Evangelista (líder do governo no parlamento estadual).

A presidente da Assembleia Legislativa abriu o evento, agradecendo a presença do  desembargador Froz Sobrinho e parabenizando-o pelo trabalho à frente do TJMA . “Até porque eu o conheço de perto e sei do seu esforço, sei da dedicação de Vossa Excelência para fazer o Tribunal sempre trabalhar para aqueles que mais precisam”, disse Iracema Vale (foto abaixo).

MEMORIAL

A presidente da Alema disse que o momento foi pensado para engrandecer, enriquecer e fazer um resgate dos 190 anos da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. Anunciou, para esta terça-feira, dia 18, às 9h, a inauguração do Memorial Deputada Zuleide Bogéa – a primeira mulher deputada estadual da Alema –, com o acervo digitalizado de documentos da casa; o lançamento do aplicativo AlemaPlay, na quarta-feira, 19, também às 9h; além da Sessão Solene comemorativa, na quinta-feira, 20, às 9h30. Ela também falou sobre a importância do curso.

“Uma das coisas que a gente tem vivido muito aqui, na Assembleia, e discutido muito é a constitucionalidade do nosso Regimento, por exemplo. Nada melhor do que aprender sobre isso. Está em alta saber o que é constitucional e o que não é”, exemplificou a deputada Iracema Vale.

Por indicação da presidente da Assembleia Legislativa, o desembargador Froz Sobrinho e o juiz Paulo Brasil Menezes receberam versões – atualizada e comentada – da nova edição da Constituição Estadual lançada pela Alema, entregues pelos deputados Glalbert Cutrim e Antonio Pereira, respectivamente. (foto acima).

DOAÇÃO

No transcurso da sua palestra, o presidente do TJMA anunciou a doação, ao Memorial da Alema, que será inaugurado nesta terça-feira, de dois processos do acervo do Judiciário maranhense (reprodução abaixo).

O presidente do TJMA explicou que o controle de constitucionalidade garante que as leis e atos normativos estejam em conformidade com a Constituição. Lembrou que a Ação Direta de Inconstitucionalidade é um dos instrumentos de controle concentrado de constitucionalidade e falou da importância da ADI no ordenamento jurídico brasileiro.

Abordou aspectos históricos, como a origem do controle de constitucionalidade nos Estados Unidos, em 1803; a influência no Brasil, especialmente na Constituição de 1891; a evolução do controle concentrado de constitucionalidade no Brasil; a Constituição de 1934 e a ampliação na Constituição de 1988, com fortalecimento do Supremo Tribunal Federal (STF), dentre outros assuntos ligados ao tema.

Citou o exemplo da ADI 4277, pela qual o STF reconheceu a união estável homoafetiva, e apresentou dados do TJMA, que julgou 357 ações diretas de inconstitucionalidade, de 2015 até o início de 2025.

Falou das formas de controle da constitucionalidade e reforçou caminhos para o legislativo estar afinado com o tema. “Se as CCJs (Comissões de Constituição e Justiça) funcionarem a contento, o Plenário, a forma que vocês usam para fazer leis novas e normatizar leis, a partir da Constituição Estadual, é isso que importa”, frisou. 

O presidente do TJMA pediu uma reflexão sobre a relação entre Judiciário, Legislativo e Executivo, preservando a competência de cada Poder.

Sugeriu a deputados e deputadas que conversem com o Judiciário, quando tiverem dúvida sobre a constitucionalidade de uma lei.

“O controle de constitucionalidade é necessário para que a gente garanta a supremacia da Constituição”, destacou, ao lembrar dos 35 anos da Constituição do Estado.

Ao se despedir, o desembargador Froz Sobrinho disse ser motivo de orgulho o fato de a deputada Iracema Vale ser a primeira mulher a se tornar presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão.

CRESCIMENTO DEMOCRÁTICO

A palestra seguinte foi do juiz Paulo Brasil Menezes (foto abaixo), doutor em Direito do Estado (USP), mestre em Direitos Fundamentais (UGR/Espanha) e em Direito Constitucional (IDP). Ele detalhou a estrutura de procedimento e de efeitos da decisão de ADI, além dos desafios contemporâneos.

“Tem o alvo de estabelecer um crescimento democrático. Estabelecer um diálogo entre Poder Legislativo, Poder Judiciário, estabelecer parâmetros para que tenhamos uma concretização dos direitos fundamentais de uma forma mais efetiva. O Poder Legislativo, elaborando suas leis, de acordo com o processo democrático e legislativo de debate, e o Poder Judiciário, aplicando essas leis e concretizando os direitos fundamentais de todos”, resumiu o juiz.

O curso, com carga de oito horas de duração, também tem como palestrante o consultor legislativo de Direito Constitucional da Alema, Anderson Rocha.

Veja álbum de fotos do repórter fotográfico Ribamar Pinheiro.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS