Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA realiza III Reunião de Avaliação da Estratégia de 2024

A manutenção do Selo Ouro no Prêmio CNJ de Qualidade em 2024 foi um dos destaques da III Reunião de Avaliação da Estratégia

Publicado em 13 de Dez de 2024, 17h03. Atualizado em 16 de Dez de 2024, 7h42
Por Graziela Milhomem

Nessa quinta-feira (12/12), o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) promoveu a III Reunião de Avaliação da Estratégia (RAE), na sede da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA). 

O evento reuniu a diretora-geral, juíza Ticiany Gedeon Palácio; a juíza auxiliar da Presidência e coordenadora da Coordenadoria de Acompanhamento e Controle da Estratégia (COACE), Tereza Cristina Palhares Nina e a equipe do setor; gestores e gestoras, com o objetivo de discutir temas estratégicos para o avanço institucional.

A reunião foi pautada em três principais assuntos: os indicadores estratégicos, apresentados pela assessora especial de Planejamento e Gestão Estratégica, Bianca Giordana Soares; o progresso dos projetos estratégicos, trazidos pela chefa da Divisão de Planejamento Estratégico, Mariana Carneiro; e os planos de ação de gestão de processos, abordados pela assessora de Gestão de Processos Institucionais, Vanessa Alexsandra Gomes.

                                Bianca Soares, Mariana Carneiro e Vanessa Gomes conduzem a III RAE                   foto/divulgação: Josy Lord

MANUTENÇÃO DO SELO OURO E LIDERANÇA EM GOVERNANÇA

A manutenção do Selo Ouro no Prêmio CNJ de Qualidade em 2024 foi um dos destaques da III Reunião de Avaliação da Estratégia, consolidando o TJMA como referência em eficiência, inovação e excelência administrativa no Judiciário brasileiro. 

Além disso, o Tribunal obteve o primeiro lugar no eixo de governança, que avalia aspectos como gestão judiciária, práticas de controle e planejamento estratégico, bem como o cumprimento de resoluções e recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Esse desempenho reflete o acompanhamento contínuo da Coordenadoria de Acompanhamento e Controle da Estratégia (Coace), sob a liderança da juíza auxiliar da Presidência, Tereza Nina, que coordena os processos de monitoramento e as reuniões periódicas para garantir que as metas sejam atingidas. 

Em sua fala, a juíza ressaltou que os resultados alcançados até o momento são fruto do esforço coletivo das equipes e reforçou o compromisso do TJMA com novos desafios.

"Esses avanços são reflexo do trabalho conjunto de todos. Estamos focados em superar as dificuldades e avançar ainda mais em direção ao Selo Diamante, consolidando o TJMA como um modelo de excelência para o Judiciário brasileiro", afirmou.

Durante a reunião, a magistrada também destacou a importância da colaboração entre as diferentes áreas do Tribunal. Segundo ela, o alinhamento entre diretorias, coordenadorias e núcleos temáticos é considerado essencial para a execução bem-sucedida do Plano de Gestão. 

"Para atingirmos nossos objetivos, é fundamental que todas as áreas trabalhem de forma integrada e alinhada. Este compromisso conjunto é o que garante que o TJMA continue sendo uma referência em governança e gestão", concluiu a magistrada.

PROJETOS ESTRATÉGICOS

Durante a III Reunião de Avaliação da Estratégia (RAE), foram apresentados 16 projetos estratégicos do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), com 2 em construção, 1 concluído e o restante em andamento. 

Ativo

Entre os projetos de destaque, três são da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), sob a liderança de Cláudio Henrique Sampaio, e estão promovendo avanços significativos na infraestrutura tecnológica e na melhoria dos serviços prestados pelo Judiciário maranhense.

Dentre as iniciativas estão o P.1 - Reestruturar a Tecnologia da Informação e sua Governança, o P.2 - Estruturar a Gestão dos Serviços Prestados pela TI e o P.3 - Modernizar a Infraestrutura Tecnológica. Este último, com 95,60% das metas já concluídas.

Cláudio Henrique ressaltou os resultados alcançados recentemente, incluindo a aquisição de novos equipamentos e avanços na atualização de sistemas e infraestrutura. 

"A infraestrutura já está bem encaminhada. Só na última semana, recebemos 1.500 computadores e 400 notebooks, além de avanços internos, como a atualização de diversos sistemas. Estamos tranquilos em relação à infraestrutura computacional", comentou.

Concluso

Desde a última RAE, realizada em setembro, foi concluído o projeto P.21 - Implantar Novo Modelo de Manutenção Corretiva e Preventiva que atenda com agilidade e eficácia todas as demandas das unidades prediais do PJMA , realizado pela Diretoria de Engenharia e Arquitetura. 

O projeto visa atender de forma ágil e eficaz todas as demandas de manutenção das unidades prediais, buscando otimizar o tempo de resposta e garantir o bom funcionamento das estruturas físicas do Judiciário maranhense. A conclusão dessa iniciativa representa um avanço importante na qualidade da manutenção e nos serviços prestados nas unidades judiciais.

Em construção 

Durante a RAE, a equipe da COACE informou que o Gabinete da Presidência submeteu o projeto S.12 - Cegonhas: pelo Direito de Existir ao Escritório de Projetos Estratégicos. A iniciativa visa contribuir para a erradicação do sub-registro civil, em parceria com parteiras tradicionais, agentes comunitários de saúde, entidades religiosas e outras representações da sociedade civil. 

A iniciativa está alinhada à Agenda 2030 da ONU e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como o ODS 1 (erradicação da pobreza), ODS 10 (redução da desigualdade) e ODS 16 (paz, justiça e instituições eficazes).

SUBMISSÃO DE NOVOS PROJETOS

Os gestores e as gestoras interessados em propor novos projetos estratégicos devem encaminhar suas solicitações ao Escritório de Projetos Estratégicos (EGP). Para isso, é necessário registrar a requisição no sistema Digidoc utilizando o assunto “Proposta de Projetos Estratégicos”.

As propostas devem obrigatoriamente estar alinhadas aos objetivos estratégicos do Poder Judiciário do Maranhão para o período de 2021-2026, garantindo a consonância com as diretrizes institucionais vigentes.

As reuniões de monitoramento terão continuidade em 2025, reforçando o compromisso do TJMA com a melhoria constante dos serviços prestados à sociedade maranhense. O Tribunal segue como referência em governança e gestão, consolidando sua posição entre os tribunais mais inovadores e eficientes do país.

Diretora-geral, juíza Ticiany Palácio, e a juíza auxiliar da Presidência e coordenadora da COACE, Tereza Nina, durante a reunião

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2024

 

GALERIA DE FOTOS