Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA garante Selo Ouro em avaliação sobre Transparência Pública

A Justiça estadual pontuou 90,05%, atendendo critérios essenciais para a promoção da transparência da informação, superando índices do ano anterior

Publicado em 10 de Dez de 2024, 14h46. Atualizado em 10 de Dez de 2024, 16h36
Por Letícia Araújo

Em 2024, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) superou os seus próprios índices em transparência da informação em relação a 2023, alcançando a pontuação de 90,05% na avaliação do Programa Nacional de Transparência Pública, instituído pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O reconhecimento do feito garantiu o Selo Ouro ao Judiciário Estadual, em cerimônia realizada no Tribunal de Contas do Estado (TCE), nesta terça-feira (10/12), em São Luís.

A iniciativa tem o objetivo de promover a ampliação da transparência das informações dos Poderes Públicos, bem como assegurar aos cidadãos e cidadãs o acesso a informações sobre aspectos essenciais da administração pública, em especial da execução orçamentária, nos níveis federal, estadual ou municipal.

Durante a abertura do evento, foi apresentado um vídeo institucional, destacando a importância de premiar os destaques no critério transparência. Por meio da apresentação, o Tribunal de Contas do Estado definiu o momento como de valorização do principal alicerce da confiança e do exercício da cidadania.

O conselheiro e presidente do TCE, Marcelo Tavares, destacou a satisfação em presidir o órgão nos últimos anos, contribuindo para uma maior fiscalização e para melhor avaliação do Tribunal que, neste ano, também garantiu o Selo Diamante pelo programa. “Todos aqueles que são hoje premiados devem ter muito orgulho das suas gestões porque é um reconhecimento de um princípio baseado na administração pública que é a transparência. Nós estamos aqui valorizando e destacando os gestores que primaram pela transparência, um princípio fundamental da boa gestão pública. Parabéns a todos vocês!”, disse.

“É uma premiação em que validam-se os requisitos de transparência dos órgãos públicos que atenderam às leis de acesso à informação, leis de transparência, leis de responsabilidade fiscal, entre outras. Dentre as premiações, o Tribunal de Justiça foi agraciado com o Selo Ouro, que é uma importante premiação pelos bons serviços, pela transparência que o Tribunal tem evidenciado no estado do Maranhão”. Foi dessa forma que a diretora do Fundo Especial de Modernização e Reaparelhamento do Judiciário (FERJ), Célia Regina, representando o TJMA na cerimônia, definiu o momento.

SELO OURO

O programa também tem o propósito de examinar o nível de transparência ativa nos sites institucionais do Poder Público, nas três esferas de governo (União, Estados e Municípios), no âmbito dos três poderes. Os Portais de Transparência com os melhores resultados na avaliação são premiados nas categorias Diamante, Ouro e Prata.

Para o resultado deste ano, foram fiscalizados 7.370 portais, adotando uma avaliação sobre o foco das páginas em critérios como: necessidades do cidadão; direito de acesso a dados; dados abertos, atualizados e acessíveis; controle sobre a divulgação de informações sigilosas; informações em locais de fácil acesso; divulgação de dados sobre execução orçamentária e financeira.

Em 2023, o TJMA também garantiu Selo Ouro, com pontuação de 85,53%, apresentando uma elevação no nível de transparência para 90,05% em 2024.

A diretora do FERJ, Célia Regina, reconheceu o avanço do Judiciário maranhense neste ano e reforçou a perspectiva de continuar avançando até a excelência. “É o segundo ano consecutivo que recebemos a certificação nesse nível, e a gente pretende, nas próximas edições, chegar ao Selo Diamante, empenhados em novas atividades, a fim de desenvolvermos um Tribunal de Justiça que atenda a todos os requisitos”, comentou.

A diretora do FERJ, Célia Regina, durante a cerimônia realizada no Tribunal de Contas do Estado (TCE)

O secretário de Fiscalização no Tribunal de Contas do Maranhão, Fábio Alex de Mello, também ressaltou o potencial de avanço dos órgãos públicos nos índices de transparência.

“A gente celebra quem conseguiu, mas continua vigilante, devido à cultura da transparência que ainda não é uma realidade no Maranhão. Então, um evento como esse, onde se reconhece não a qualidade, mas a obrigação do gestor, torna-se um evento importante”, frisou.

TRANSPARÊNCIA NO JUDICIÁRIO MARANHENSE

O Portal do Poder Judiciário do Maranhão dispõe de recursos para facilitar o acesso dos cidadãos e cidadãs à informação, priorizando uma interface simples, além de solução para facilitar o acesso para pessoas com deficiência intelectual, cognitiva, auditiva, visual, dislexia, daltonismo, TDAH, analfabetos(as) funcionais e idosos(as).

O Portal disponibiliza os Painéis Estatísticos, com dashboards contendo informações detalhadas das áreas judicial e administrativa do Poder Judiciário maranhense, como acompanhamento de metas judiciais, informações sobre licitações e contratos, quadro de pessoal, entre outras.

O Portal da Transparência do TJMA também apresenta informações relativas à estrutura institucional; audiências e sessões judiciais; serviço de informações ao cidadão; tecnologia da informação; gestão orçamentária; licitações e contratos; sustentabilidade; gestão de pessoas, entre outras.

Confira o Álbum de Fotos da repórter fotográfica Josy Lord no Flickr do TJMA.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2024

 

GALERIA DE FOTOS