Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Presidente do TJMA dialoga com juízes e servidores do polo de Bacabal

Reuniões fazem parte da programação da segunda edição do programa "Encontros Regionais"

Publicado em 27 de Nov de 2024, 12h30. Atualizado em 27 de Nov de 2024, 14h26
Por Juliana Mendes

O segundo dia de programação do programa “Encontros Regionais”, promovido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) no polo judicial de Bacabal até a próxima quinta-feira (28/11), contou com reuniões realizadas pelo presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, com juízes, juízas, servidores e servidoras das comarcas da região, buscando dialogar sobre a administração e receber demandas para aprimoramento dos serviços prestados.

Também participaram o corregedor-geral do Foro Extrajudicial, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos; a juíza auxiliar da Presidência Tereza Nina, com atuação na Coordenadoria de Acompanhamento e Controle da Estratégia (Coace), os juízes auxiliares Gladiston Cutrim e José Jorge Figueiredo Junior; a diretora-geral do TJMA, juíza Ticiany Gedeon Palácio; o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), juiz Rodrigo Nina; a diretora de Recursos Humanos, Diana Bastos; e os diretores Administrativo e de Engenharia, Rodrigo Valente e Mayco Pinheiro.

O desembargador Froz Sobrinho apresentou os objetivos do programa “Encontro Regionais”, que tem a intenção de fortalecer o diálogo entre a Mesa Diretora do Judiciário com o público interno das comarcas do interior do Estado e dos demais atores do sistema de Justiça, promovendo um canal direto de comunicação e cooperação. 

Com a participação de juízes e juízas das comarcas de Bacabal, Paulo Ramos, Lago da Pedra, Pedreiras, São Mateus do Maranhão e Vitorino Freire, o presidente do TJMA ressaltou os objetivos da administração em garantir apoio à Justiça de 1º Grau e pontuou questões de gestão sobre regionalização; orçamento; estrutura administrativa a nível regional; estrutura física e de pessoal; nomeação de novos juízes e servidores; equalização da força de trabalho; implantação do juiz de garantias, entre outras. 

O desembargador ressaltou a preocupação da administração com a saúde e qualidade de vida de servidores, servidoras, magistrados e magistradas, anunciando a implantação de um núcleo voltado ao apoio psicológico no Poder Judiciário em 2025, ampliando a assistência médica e psicológica. “Esse impacto vem direto na saúde, que impacta o trabalho, a família, o humor e a vida toda das pessoas”, observou.

Os juízes e juízas apresentaram demandas, a exemplo da necessidade de uma contadoria própria para comarcas como Bacabal. A juíza Tereza Nina informou que o TJMA estuda, por meio de grupo de trabalho coordenado pelo desembargador Gervásio dos Santos, a aquisição de uma solução adotada por outros tribunais, para implantação de uma contadoria única on-line, que ficará à disposição de todo o Estado. A medida está prevista para o primeiro semestre de 2025.

"Esse encontro reflete o compromisso do Poder Judiciário em dialogar e conhecer a realidade local, sempre em busca de uma efetiva prestação jurisdional", avaliou o diretor do Fórum de Bacabal, juiz Marcelo Frazão.

SERVIDORES E SERVIDORAS

Em conversa com os servidores e servidoras da região, o presidente do TJMA colocou a administração à disposição para receber as demandas de cada unidade em busca de providências que assegurem melhores condições de trabalho, tanto estruturais quanto salariais, de saúde, capacitação e qualidade de vida. “A primeira coisa que nós vamos fazer é cuidar da saúde de vocês, é uma série de protocolos que vamos fazer a partir do ano que vem, então a gente precisa que vocês falem, que tratem com a gente essa coisa séria que é a questão da saúde”, destacou.

Ele também falou sobre a transformação da Gratificação de Atividade Judiciária em Função Gratificada Especial, que aguarda sanção governamental; e esclareceu sobre os estudos da administração para adaptação do horário de trabalho, que deverão ser feitos em conjunto e diálogo com as demais instituições do sistema de Justiça, buscando assegurar que servidores, servidoras, magistradas e magistrados tenham tempo suficiente para cuidar da saúde, estudos e da família. 

O desembargador destacou ainda a importância da capacitação para a garantia de um serviço de excelência prestado à população pela Justiça, que deve alcançar todas as pessoas, especialmente as invisibilizadas e vulneráveis na sociedade. “A justiça é para todo mundo mesmo, independente de credo, da cor, do lugar onde mora, e aquele problema que estiver sobre a nossa jurisdição, nós vamos resolver”, observou.

REFORMA E AMPLIAÇÃO DO FÓRUM DE BACABAL

O presidente do TJMA também anunciou projeto de reforma e ampliação do Fórum Deusimar Freitas de Carvalho, de Bacabal, que conta com cinco unidades judiciais, sendo quatro varas e um juizado. O projeto foi apresentado pelo diretor de Engenharia do TJMA, Mayco Pinheiro.

Os serviços, previstos para serem entregues em abril de 2026, objetivam adequar a infraestrutura às novas demandas geradas pelo crescimento significativo dos últimos anos, garantindo acessibilidade aos usuários; além de adaptação às normas de combate a incêndio, garantindo a segurança de servidores, usuários e do patrimônio público.

As melhorias incluem adaptação de layout das salas de audiência, gabinetes e secretaria; mudança de layout da secretaria do Juizado; adaptações de acessibilidade; isolamento acústico do setor psicossocial e sala de depoimento especial; cobertura para veículos objeto de processos; portas de vidro na entrada principal, salão do júri e juizado; modernização da cobertura e fachada; reaproveitamento da água; construção de praça cívica e fórum sem muros; e áreas de convivência e ambientais mais funcionais e acolhedores.

Álbum completo produzido pelo repórter fotográfico Ribamar Pinheiro

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055 2023

GALERIA DE FOTOS