O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do presidente, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, e da presidente da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), desembargadora Maria Francisca Gualberto de Galiza, realizou nesta segunda-feira (14/10) uma celebração do Dia das Crianças na Casa da Criança “Menino Jesus”, mantida pelo Poder Judiciário.
Durante o evento, foram entregues 289 kg de alimentos e 76 itens de higiene pessoal arrecadados pelas inscrições na 1ª Corrida da Justiça de Conexão e Cidadania, ocorrida no último domingo (13/10). A iniciativa solidária reforça o compromisso do TJMA com o bem-estar das 11 crianças com idades entre entre zero meses e quatro anos, acolhidas pela instituição.
Alimentos arrecadados por meio das inscrições da 1ª Corrida da Justiça de Conexão e Cidadania
A Casa da Criança, mantida pelo Poder Judiciário do Maranhão, tem como missão proporcionar cuidado integral às crianças, conforme os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O projeto também atua na promoção de eventos que possibilitem a interação social e emocional.
A JUSTIÇA ALÉM DOS PROCESSOS
Na ocasião, o presidente do TJMA, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, ressaltou a importância de ações sociais que levam a justiça além dos processos formais e alcançam as pessoas mais vulneráveis da sociedade. “A justiça social é uma extensão da nossa atuação. Não podemos nos limitar aos processos; precisamos alcançar as pessoas, especialmente as mais necessitadas, como essas crianças que encontram aqui um novo lar, uma nova oportunidade de vida”, afirmou o desembargador.
O presidente do TJMA discursou sobre a importância de ações sociais
Ele também destacou a relevância da Casa da Criança “Menino Jesus” no processo de reintegração familiar ou de adoção. “Buscamos dar a essas crianças dignidade. Nosso objetivo é que elas possam encontrar um novo lar, uma nova família que as acolha com amor e carinho. Quem sabe, um dia, uma delas não se torne um servidor, um magistrado? Isso seria a maior realização desse projeto”, ressaltou.
A desembargadora Maria Francisca Galiza, presidente da CIJ, também ressaltou a importância da Casa da Criança: “Este projeto foi criado na gestão da desembargadora Cleonice Freire e é o único do país mantido diretamente por um tribunal. Nosso foco é garantir um ambiente acolhedor para essas crianças até que encontrem uma nova família. A celebração do Dia das Crianças é um momento especial, onde buscamos proporcionar um pouco mais de alegria para elas”, frisou.
A desembargadora Maria Francisca Galiza, presidente da CIJ, ressaltou a importância da Casa da Criança.
Além do apoio institucional e da comunidade, o cuidado diário das crianças é realizado por uma equipe multidisciplinar. Marciele Cristina, cuidadora da Casa, falou sobre os desafios e as recompensas de trabalhar com crianças em situação de acolhimento. “O maior desafio, às vezes, é suprir o que elas mais precisam, que vai muito além do material. Nosso trabalho aqui não é apenas um serviço, é uma doação de amor”, afirmou.
A celebração do Dia das Crianças contou com apoio do Hotel Abbeville, que também contribui com doações ao projeto, assim como outros parceiros e pessoas que apoiam a Casa. “Quando descobri a Casa, há 6 anos, percebi a importância que pequenas ações podem ter na vida dessas crianças”, avaliou o gerente, Diego Leite.
CASA DA CRIANÇA
A Casa da Criança “Menino Jesus” foi criada como uma extensão de um projeto idealizado pela desembargadora Cleonice Freire, que, segundo sua filha, a advogada Pollyanna Freire Lauande, dedicou uma parte de sua vida a essa causa. “Minha mãe tinha um amor imensurável por este lugar. Ela estava quase todos os dias aqui, ela sabia que o impacto dela seria muito significativo para essas crianças. Hoje, ver o Tribunal continuar esse projeto me enche de alegria, porque é algo que salva vidas”, afirmou.
Momento de acolhida: cuidadoras da Casa da Criança “Menino Jesus” em ação, oferecendo cuidado e proteção às crianças durante o evento
As crianças acolhidas recebem cuidados de equipe multidisciplinar formada por monitores e profissionais de diversas áreas como pediatria, nutrição, psicologia, enfermagem e assistência social.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2023