Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Cento e vinte e quatro pessoas se casam gratuitamente em Pastos Bons

Projeto 'Casamentos Comunitários' garante gratuidade do registro civil.

Publicado em 25 de Jul de 2024, 14h00. Atualizado em 26 de Jul de 2024, 8h10
Por Helena Barbosa

O projeto “Casamentos Comunitários”, desenvolvido pelo Poder Judiciário maranhense, beneficiou mais 62 casais do interior do Estado, com a gratuidade do registro civil de casamento e a realização de solenidade com a entrega imediata da Certidão de Casamento.

O acesso ao documento, sem o pagamento de custas cartorárias, foi  proporcionado por meio de uma parceria viabilizada pelo projeto, entre o Poder Judiciário de Pastos Bons e as prefeituras de Pastos Bons (sede da comarca) e Nova Iorque (termo judiciário), que uniu 124 noivos e noivas,  no dia 27 de julho de 2024.

A cerimônia foi aberta à participação de familiares dos casais, que residem naquelas duas cidades, que foram recebidos no “Coelho e Castro Eventos”, com tapete vermelho, decoração especial e música ambiente.

Izaias Alves Moreira, com 86 anos de idade, e Genecy Barbosa da Costa, 65, formalizaram o relacionamento após longo período de união estável.

 

CASAL ESPECIAL

Foram necessários três juízes de direito para realizar o ato solene para todos os casais, individualmente, com a manifestação do noivo e da noiva confirmando suas vontades, a declaração do novo estado civil diante da lei e a entrega das certidões ao casal. O juiz  Adriano Lima Pinheiro, titular de Pastos Bons presidiu a solenidade, com a participação dos juízes Denis Martinelli Junior, titular de São Raimundo das Mangabeiras, e juiz Nelson Luiz Dias Dourado Araujo, de Passagem Franca.

O desembargador José Gonçalo de Sousa Filho, do Tribunal de Justiça do Maranhão, o prefeito Enoque Ferreira Mota , o vice Francisco Reinaldo Coelho de Sousa Neto a secretária de Saúde  Vera Mota (Pastos Bons), participaram da celebração, além do presidente da Câmara de Vereadores, Valmireis Pereira de Sousa e a vice-Prefeita do município de Nova Iorque, Eva Maria Vieira.

Um dos momentos mais esperados na cerimônia foi o casamento especial do casal mais idoso dentre os inscritos no projeto: Izaías Alves Moreira, com 86 anos de idade, e Genecy Barbosa da Costa, 65. Eles  legalizaram o relacionamento após longo período de união estável, acompanhados de familiares.

Agência TJMA de Notícias
 asscom@tjma.jus.br
 (98) 2055 2026

GALERIA DE FOTOS