O projeto “Casamentos Comunitários”, desenvolvido pelo Poder Judiciário maranhense, beneficiou mais 62 casais do interior do Estado, com a gratuidade do registro civil de casamento e a realização de solenidade com a entrega imediata da Certidão de Casamento.
O acesso ao documento, sem o pagamento de custas cartorárias, foi proporcionado por meio de uma parceria viabilizada pelo projeto, entre o Poder Judiciário de Pastos Bons e as prefeituras de Pastos Bons (sede da comarca) e Nova Iorque (termo judiciário), que uniu 124 noivos e noivas, no dia 27 de julho de 2024.
A cerimônia foi aberta à participação de familiares dos casais, que residem naquelas duas cidades, que foram recebidos no “Coelho e Castro Eventos”, com tapete vermelho, decoração especial e música ambiente.

Izaias Alves Moreira, com 86 anos de idade, e Genecy Barbosa da Costa, 65, formalizaram o relacionamento após longo período de união estável.
CASAL ESPECIAL
Foram necessários três juízes de direito para realizar o ato solene para todos os casais, individualmente, com a manifestação do noivo e da noiva confirmando suas vontades, a declaração do novo estado civil diante da lei e a entrega das certidões ao casal. O juiz Adriano Lima Pinheiro, titular de Pastos Bons presidiu a solenidade, com a participação dos juízes Denis Martinelli Junior, titular de São Raimundo das Mangabeiras, e juiz Nelson Luiz Dias Dourado Araujo, de Passagem Franca.
O desembargador José Gonçalo de Sousa Filho, do Tribunal de Justiça do Maranhão, o prefeito Enoque Ferreira Mota , o vice Francisco Reinaldo Coelho de Sousa Neto a secretária de Saúde Vera Mota (Pastos Bons), participaram da celebração, além do presidente da Câmara de Vereadores, Valmireis Pereira de Sousa e a vice-Prefeita do município de Nova Iorque, Eva Maria Vieira.
Um dos momentos mais esperados na cerimônia foi o casamento especial do casal mais idoso dentre os inscritos no projeto: Izaías Alves Moreira, com 86 anos de idade, e Genecy Barbosa da Costa, 65. Eles legalizaram o relacionamento após longo período de união estável, acompanhados de familiares.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026