Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Robô criado pelo Laboratório de Inovação do TJMA concorre ao Prêmio Innovare

Consultora do prêmio visitou o ToadaLab e conheceu detalhes de funcionamento do robô Mário Lúcio

Publicado em 12 de Jul de 2024, 10h00. Atualizado em 12 de Jul de 2024, 10h15
Por Orquídea Santos

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Laboratório de Inovação (ToadaLab), recebeu na tarde dessa quinta-feira (11/7), no Fórum de São Luís, a consultora do Prêmio Innovare, Taís Rodrigues Portelada, para apresentação do robô Mário Lúcio, desenvolvido pelo Judiciário maranhense e que concorrerá ao prêmio na categoria Tribunal.

Para o coordenador do ToadaLab, juiz José Jorge Figueiredo dos Anjos Júnior, o projeto Mário Lúcio nasceu de uma grande necessidade da Central de Mandados para conseguir viabilizar, de maneira mais célere, a capacidade de processamento da distribuição desses mandados judiciais e que foi desenvolvido na gestão do juiz Ferdinando Serejo, quando coordenador. “Tudo começou aqui, nesse laboratório, com um problema e com uma ideia. E graças à capacidade do Charles (Supervisor da Central de mandados) e do Pedro (assessor de automação do ToadaLab), essa ideia conseguiu se concretizar aprimorando o Poder Judiciário e concorrendo a um reconhecimento nacional pelo Prêmio Innovare”, comentou.

A consultora do Prêmio Innovare, Taís Rodrigues Portelada, assistiu a apresentação e disse que é uma iniciativa muito proveitosa para o jurisdicionado, tendo em vista o grande volume de processos em trâmite e as limitações inerentes e próprias do ser humano, sendo impossível dar uma vazão tão célere ao volume da demanda que o Tribunal de Justiça tem hoje. “Quando colocamos uma ferramenta que consegue trabalhar de forma ininterrupta, retiramos um entrave, e isso reverte em benefício do próprio jurisdicionado. Tendo em vista que já atuo como consultora há 15 anos, acho que toda e qualquer iniciativa, quando é desenvolvida em prol da população, é de grande valia”, ressaltou.

BENEFÍCIOS DO ROBÔ MÁRIO LÚCIO

Um dos problemas enfrentados pela Central de Mandados é a alta demanda de mandados recebidos – cerca de 900, diariamente – distribuídos em 8h45 pelo robô Mário Lúcio, e que por um único servidor levaria cerca de 22h30, resultando em uma economia de até 14h por dia. Essa tecnologia é capaz de ler os mandados, identificar o distrito correto de distribuição do documento e, por fim, distribuí-lo a um(a) oficial(a) de justiça, tornando o trabalho mais rápido e eficiente.

Outro ponto favorável, foi a realocação dos servidores da Central de Mandados do TJMA para desenvolvimento de tarefas mais complexas na unidade, que resulta em ganho de produtividade e redução de custos operacionais. A distribuição rápida dos mandados beneficia as partes envolvidas ao reduzir o tempo de espera e incerteza, levando à velocidade do trâmite processual.

O assessor de automação do Laboratório de Inovação, Pedro Victor Dantas, ressaltou que é um resultado positivo em relação ao quantitativo de servidores e economia de tempo nessa questão com relação a distribuição.

Para o supervisor da Central de mandados, Charles Glauber  essa iniciativa surgiu a partir de uma necessidade da Central de Mandados, que é uma unidade administrativa de intermediação entre a Vara Judicial que expede aquele mandado e o Oficial de Justiça. Os mandados chegam na Central numa caixa eletrônica chamada "Distribuidor", que era feito manualmente para cada Oficial de Justiça. Com esse sistema de automação, pula essa etapa, ou seja, a automação é capaz de ler os mandados, identificar o distrito correto de distribuição do documento e, por fim, distribuí-lo a um(a) oficial(a) de justiça. “O resultado é muito benéfico porque eu vou utilizar entre 8 e 12 servidores que fazem esse trabalho diariamente no meu setor, em outras demandas importantes dentro da própria Central de Mandados. Além de economia de tempo, temos a economia de mão de obra nessa distribuição de mandados", finalizou.

Participaram da reunião a secretária de Planejamento e Inovação, Luanda Santos, o assistente do Gabinete da Presidência, Giuliano Ricci e os integrantes do ToadaLab, Luciano Vilar, Aurelianny Cunha e Erica Oliveira. 


Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026

GALERIA DE FOTOS