Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Conciliação Itinerante registra mais de R$ 287 mil em acordos 

O projeto busca resolver conflitos da sociedade de forma rápida e gratuita

Publicado em 4 de Jul de 2024, 16h55. Atualizado em 5 de Jul de 2024, 12h03
Por Amanda Campos e Márcio Rodrigo

Cidadãos e cidadãs dos municípios de Mirador, Sambaíba, São Raimundo das Mangabeiras e Balsas resolveram conflitos de forma rápida, simples e gratuita, durante o projeto Conciliação Itinerante, no período de 24 a 30 de junho de 2024.

De acordo com dados fornecidos pela Coordenação de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJMA, durante o evento, foram realizadas 187 audiências de conciliação, que resultaram em 105 acordos, que representaram uma média de 56,15% de resolutividade, além do montante de R$ 287.596,10 negociados.

Os atendimentos jurídicos (processuais e pré-processuais) à comunidade aconteceram em um ônibus equipado do TJMA, com acesso à rede wi-fi, e conduzidos por conciliadores e conciliadoras do Poder Judiciário.

O projeto Conciliação Itinerante é promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), presidido pelo desembargador José Nilo Ribeiro e coordenado pelo juiz Rodrigo Nina. Esta edição foi coordenada pelo juiz Bernardo Freire, coordenador do Centro de Conciliação de Pedreiras.

O desembargador José Nilo Ribeiro Filho avaliou positivamente os resultados alcançados durante a ação, evidenciando o compromisso do TJMA em aproximar a Justiça da população, com vistas à pacificação social. "Os números desta edição demonstram a importância que o projeto vem adquirindo a cada nova itinerância, não apenas pela quantidade de audiências designadas e realizadas, mas sobretudo pelos crescentes índices de acordos celebrados. Isso evidencia que vêm sendo bem proveitosos os esforços do Tribunal de Justiça no sentido de fomentar a cultura da conciliação perante a sociedade, que só tem a lucrar com autocomposição dos litígios e a consequente pacificação social”, pontuou.

SERVIÇOS

Dentre os serviços oferecidos pela Conciliação Itinerante, durante a ação, destacam-se: audiências de conciliação relacionadas a divórcio, reconhecimento e/ou dissolução de união estável, guarda, pensão alimentícia, reconhecimento espontâneo de paternidade e exame de paternidade com coleta de DNA. 

ACORDOS

A imagem mostra um ambiente de escritório com duas pessoas. Uma delas está sentada em frente a um laptop, que está sobre uma mesa. A outra pessoa está em pé ao lado da primeira. O ambiente inclui uma janela fechada com persianas, uma unidade de ar condicionado na parede e uma porta com uma placa que diz ¿01 SALA¿. Não há problemas de matemática ou tarefas visíveis nesta imagem para transcrever.

Janete Pimentel, de 39 anos, aproveitou os serviços da conciliação, em Balsas, para se divorciar, de forma amigável, do ex-marido, que participou da audiência por meio de videoconferência. “Já estávamos separados de fato há 7 anos, mas sempre deixávamos a formalização do divórcio para depois. O ônibus do tribunal me atendeu muito bem, já estou saindo com meu divórcio em menos de uma hora de atendimento”, agradeceu.

Em Balsas, durante a Feira do Empreendedor, o ônibus da Conciliação Itinerante atendeu pessoas, como seu Nilvado Silva, de 54 anos, separado de fato há mais de 16 anos, não havendo possibilidade ou interesse de reconciliação, com a ex-esposa que atualmente reside no Estado de Mato Grosso. “Assisti à entrevista do juiz na TV e logo pensei: vou resolver minha questão. Foi tudo muito rápido, ela participou da audiência por chamada de vídeo e já saí com meu divórcio para levar ao cartório”, comentou.

BALSAS – FEIRA DO EMPREENDEDOR

Nela, há duas pessoas sentadas em uma mesa, de frente uma para a outra. Os rostos estão obscurecidos para preservar a privacidade. A pessoa à esquerda parece estar vestindo uma camisa verde e segura o que parece ser uma carteira ou estojo pequeno. A pessoa à direita está usando uma camisa branca com texto e gráficos não muito claros, e está trabalhando em um laptop colocado sobre a mesa. Há vários itens na mesa, incluindo papéis e possivelmente equipamentos médicos, como um medidor de pressão arterial. Ao fundo, vemos um ambiente de cozinha com eletrodomésticos como um forno e uma geladeira. Não há problema de matemática ou tarefa visível nesta imagem para transcrever. 

O ônibus da Conciliação Itinerante também esteve presente em Balsas, na 11ª Feira do Empreendedor, Com o tema “Conectar Ideias, Inovar Negócios”, no período de 27 a 30 de junho.

A imagem mostra uma grande reunião em ambiente fechado, com várias pessoas sentadas em cadeiras, de frente para um palco onde um evento parece estar acontecendo. A plateia é diversificada, com algumas pessoas em pé na parte de trás. O local tem tetos altos com estruturas de iluminação visíveis, e banners estão pendurados ao redor da área, sugerindo que isso poderia ser uma conferência ou um evento de palestras

A Feira do Empreendedor é um evento anual, que ocorre pela primeira vez na Região do Cerrado Sul Maranhense com objetivo de fomentar as áreas de inovação, conhecimento e oportunidade de negócio aos empreendedores locais. 

Foto colorida mostra pessoas em pé durante o projeto Conciliação Itinerante em Balsas

O Poder Judiciário atuou como parceiro, apresentando, no stand, informações sobre os projetos institucionais desenvolvidos nas áreas de regularização fundiária, a exemplo do Registro Para Todos; orientações sobre divórcio, reconhecimento/dissolução de união estável, negociação de dívidas, pensão alimentícia, investigação de paternidade/DNA, além de garantir serviços de audiências de conciliação no ônibus da Conciliação.

 

Confira o Álbum de Fotos do fotógrafo Ribamar Pinheiro no Flickr do TJMA.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS