Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Cemulher dialoga sobre enfrentamento à violência contra a mulher com jovens aprendizes

A roda de conversa foi realizada com mulheres matriculadas no Curso de Aprendizagem Industrial em Gestão da empresa CMPC Industrial

22/04/2024
Ascom/TJMA

Na última quinta-feira (18/4), a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão – Cemulher/TJMA realizou uma roda de conversa com jovens aprendizes da empresa CMPC Industrial, matriculadas no Curso de Aprendizagem Industrial em Gestão. A atividade, realizada na Escola SENAI DI, localizada na Vila Sarney, atendeu a um convite da empresa CMPC Industrial, parceira da Cemulher por meio da adesão ao programa “Valoriza Mulher”.

A assistente social Josemary Almeida e os estagiários de Serviço Social e Psicologia, Beatriz Paixão e Rodrigo Rodrigues, integrantes da equipe multidisciplinar da Coordenadoria, conduziram o diálogo que abordou, por meio de vídeos, questionamentos e slides, a situação da mulher no Brasil, a Lei Maria da Penha, as Medidas Protetivas de Urgência, bem como os canais de denúncia da violência doméstica e familiar contra as mulheres. Ao final, foram distribuídas cartilhas informativas da CEMULHER.

A roda de conversa aconteceu no âmbito do programa “Maria da Penha no Cotidiano”, lançado em 2014 pela Cemulher, que tem o objetivo de difundir informações relativas aos direitos das mulheres, previstos na Lei Maria Penha (Lei nº 11.340/2016), e de promover a mudança de atitudes e comportamentos sexistas, enfatizando a responsabilidade de todos e todas na erradicação da violência doméstica e familiar contra as mulheres.

PROGRAMA VALORIZA MULHER

O Programa Valoriza Mulher foi criado em 2019 pela Cemulher, com o intuito de mobilizar e estimular empresas a desenvolverem ações voltadas para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres e a promoção da igualdade de gênero tanto no ambiente corporativo quanto no seu entorno, premiando ao final de cada ano as empresas participantes com a placa “Valoriza Mulher” em reconhecimento às suas ações.

Agência TJMA de Notícias
ascom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026

GALERIA DE FOTOS