Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Imperatriz recebe Conciliação Itinerante de 22 a 26/4

A ação reforça o compromisso do TJMA em aproximar a Justiça da população

16/04/2024
Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) realiza mais uma edição do projeto Conciliação Itinerante, no período de 22 a 26 de abril de 2024. Desta vez, receberá a ação a comarca de Imperatriz, das 8h às 17h, na Rua Urbano Santos, s/n, bairro Centro, no estacionamento do Centro de Convenções (em frente ao Edifício Aracatti Office).

A iniciativa reforça o compromisso do TJMA em aproximar a Justiça da população, proporcionando soluções rápidas, acessíveis e gratuitas, com vistas à paz social.

Durante o evento, cidadãos e cidadãs poderão resolver questões pré-processuais (sem processo na Justiça) e processuais (com processo no Judiciário), de forma amigável, por meio do diálogo e da conciliação.

Os atendimentos jurídicos à comunidade serão realizados em um ônibus equipado do TJMA, com acesso à rede wi-fi, e serão conduzidos por conciliadores e conciliadoras do Poder Judiciário.  

A ação é promovida pela Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJMA, presidido pelo desembargador José Gonçalo Filho e coordenado pelo juiz Marcelo Oka. Esta edição será coordenada pela juíza Maria Isabel Padilha, coordenadora do 2º Centro de Solução de Conflitos do TJMA.

BALCÃO VIRTUAL

O Balcão Virtual desta edição é o https://vc.tjma.jus.br/bv2cejuscimp.

SERVIÇOS

Entre os serviços oferecidos pela Conciliação Itinerante, destacam-se: divórcio, reconhecimento/dissolução de união estável, negociação de dívidas, pensão alimentícia, investigação de paternidade/DNA.

DOCUMENTOS

Para realização das Audiências de Conciliação, cidadãos e cidadãs devem apresentar os seguintes documentos:

• Divórcio (Oficialização do fim de um casamento):

Documento de Identificação Oficial com foto, CPF, comprovante de endereço, Certidão de Casamento e documento dos filhos menores de 18 anos (se houver);

• Dissolução de União Estável (Oficialização do fim de uma união estável):

Documento de Identificação Oficial com foto, CPF, comprovante de endereço, Certidão de União Estável e documento dos filhos menores de 18 anos (se houver);

Reconhecimento de União Estável (reconhecimento legal da relação entre um casal): Documento de Identificação Oficial com foto, CPF, comprovante de endereço e documento dos filhos em comum (se houver);

Reconhecimento espontâneo de paternidade (inclusão do nome do pai, na certidão de nascimento do filho);

Documento de Identificação Oficial com foto, CPF, comprovante de endereço e documento dos filhos que serão reconhecidos;

• Investigação de Paternidade (realização de exame de DNA, em pessoas que não têm nome do pai na certidão de nascimento): 

Documento de Identificação Oficial com foto, CPF e comprovante de endereço, documento da pessoa que será reconhecida (DNV, Certidão de Nascimento ou Documento de Identificação Oficial com foto);

 • Pensão alimentícia: (Pagamento mensal, para suprir as necessidades de sobrevivência e manutenção de um filho): 

Documento de Identificação Oficial com foto, CPF e documento de identificação do filho que deseja receber alimentos, telefone de contato do pai da criança ou adolescente

• Negociação de dívidas (Tentativa de quitação ou parcelamento de débitos em atraso):

Documento de Identificação Oficial com foto, CPF e documentos que constem dados da empresa com a qual deseja negociar (Nome, CNPJ, Endereço e Telefone de Contato).

AGENDAMENTO

O agendamento prévio para o evento poderá ser feito pelos seguintes canais: WhatsApp do Nupemec (98) 2055-2283, (98) 3198-4558 (WhatsApp) ou formulário eletrônico, disponível no Portal do TJMA. O agendamento também poderá ser feito presencialmente, no local da ação, em seguida, haverá o atendimento do cidadão ou da cidadã.

Esta imagem é um folheto informativo sobre ¿Conciliação Itinerante¿. Ele detalha os documentos necessários para diferentes tipos de audiências de conciliação, como divórcio, investigação de paternidade, dissolução de união estável, pensão alimentícia e negociação de dívida. O design é limpo e organizado, com cores contrastantes.
Aqui estão os principais elementos da imagem:

Cabeçalho:
Texto em verde e branco: Conciliação ITINERANTE.
Fundo amarelo.
Seções de Tipos de Audiência:
Títulos como Divórcio, Investigação de Paternidade, etc.
Listas dos documentos necessários para cada tipo.
Fundo branco com texto em preto e ícones coloridos representando cada seção.
Documentos Obrigatórios:
Ícone azul grande com um documento, uma caneta e um clipe.
Lista dos documentos obrigatórios para todas as audiências.
Informações para Contato:
Números de telefone e logotipos das organizações envolvidas na parte inferior da imagem.
Esta imagem fornece informações claras sobre os procedimentos e documentos necessários para várias audiências de conciliação, servindo como um recurso útil para indivíduos que buscam resolver disputas legalmente.

 


Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2023

 

GALERIA DE FOTOS