Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Ouvidoria do TJMA participa de Encontro Nacional em Foz do Iguaçu

08/04/2024
Ascom/TJMA

A Ouvidoria do Poder Judiciário do Maranhão, por meio da secretária Neusa Burak, e do chefe da Divisão do Telejudiciário,Fábio Martins, participou do 10º Encontro do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (COJUD), ocorrido de 2 a 5/4, em Foz do Iguaçu/PR. O ouvidor do Judiciário é o desembargador Tyrone José Silva. 

Com programação composta por debates e palestras, o encontro abordou temas voltados ao aperfeiçoamento das ouvidorias judiciais, como a implementação de tecnologias no Judiciário, a importância da independência do magistrado e a eficácia das ouvidorias como canal de comunicação entre a Justiça e o cidadão. Durante o evento, foi definido que o XI Encontro será em Maceió, em novembro de 2024. 

O desembargador Fernando Ferreira de Moraes, ouvidor-geral do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e 1º vice-presidente do COJUD, realizou a abertura oficial do evento, ocasião em que destacou a relevância do encontro para o fortalecimento das ouvidorias judiciais. 

Entre os destaques da programação, a palestra “Independência do Magistrado e Tecnologia”, conduzida por Luiz Cláudio Allemand, ex-conselheiro e ex-ouvidor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ofereceu reflexões sobre os desafios e oportunidades trazidos pela tecnologia na preservação da independência judicial. 

O evento também propiciou debate sobre a atuação das ouvidorias em casos de ataques a decisões judiciais veiculados pelas mídias digitais, o que evidencia a importância desses órgãos na defesa da integridade do Poder Judiciário. 

O objetivo principal do encontro é incentivar a integração entre as Ouvidorias Judiciais e fomentar a uniformidade de procedimentos e entendimentos para uma gestão mais eficiente, colaborativa, transparente, ética e responsável. A função das ouvidorias é receber sugestões, reclamações, denúncias, críticas e elogios sobre as atividades do Poder Judiciário e encaminhar tais manifestações aos setores administrativos competentes.

O Cojud  foi fundado em 06 de março de 2015 e realiza encontros para apresentar boas práticas dos tribunais em todo país e discutir questões para a melhoria da prestação dos serviços das ouvidorias locais.

Um homem em pé, vestindo terno cinza, e uma mulher vestindo calça e blusa prestas, estão em pé, à esquerda e à direita de banner do X Encontro do COjud

 

Com informações do TJDFT e TJPR

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2055

GALERIA DE FOTOS