Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Evento virtual sobre Paridade de Gênero no Judiciário inicia às 12h

Aberto ao público, a videconferência será transmitida via Zoom

05/02/2024
Ascom/TJMA

Acontece nesta segunda-feira (5/2), a partir de 12h, com transmissão ao vivo por meio da plataforma Zoom, mesa redonda para discutir a paridade de gênero no Judiciário, promovida pela Associação Internacional de Juízas (International Association of Women Judges- IAWJ), com a participação da desembargadora Sônia Amaral e a juíza Mirella Cezar - representantes do Grupo Maria Firmina de defesa à paridade de gênero no Judiciário do Maranhão. O evento virtual, aberto ao público, acontece no dia 5 de fevereiro, às 12h, com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom. A participação é gratuita (inclusive para juízas não associadas à IAWJ e outras mulheres de carreira jurídica).

Clique AQUI para se inscrever e participar, ou acesse: 

Além das magistradas do Tribunal de Justiça do Maranhão, o evento contará com a participação das diretoras regionais da IAWJ na América Latina e no Caribe, as juízas González Tirado (México e Sherlanne Pierre, de Trinidad e Tobago. Elas abordarão desafios vivenciados na criação e manutenção de associações nacionais, bem como a importância de uma rede global para fortalecer o movimento pela paridade de gênero em todas as Cortes e Tribunais.

“Queremos discutir não apenas elementos fundamentais que podem contribuir para o êxito das associações nacionais de juízas, mas também fornecer informações sobre como os membros podem participar ativamente de uma rede profissional mundial apesar das barreiras linguísticas”, destaca Sônia Amaral.

ERRADICAÇÃO DO PRECONCEITO

Fundada há quase 30 anos por um grupo central de 50 juízas de todo o mundo, a IAWJ congrega mais de 6,5 mil juízas espalhadas em cerca de 100 países e territórios. A organização já foi presidida por Susan Glazebrook, ministra da Suprema Corte da Nova Zelândia, e atualmente é comandada por Binta Nyako, ministra da Alta Corte Federal da Nigéria.

Uma solução vital adotada pela IAWJ é promover e capacitar juízas que possam ajudar a erradicar os preconceitos de gênero, conscientizando-as a agir não apenas internamente, mas em todos os espaços de fala, bem como incentivar junto aos mais diversos tribunais discussões acerca da equidade de gênero e ações afirmativas que contribuam efetivamente para que os tribunais reflitam a diversidade encontrada nas sociedades em suas composições, promovendo direitos humanos para todos.

Na opinião das líderes, a missão da Associação Internacional de Mulheres Juízas nunca foi tão crítica como na atualidade. A discriminação contra mulheres e meninas persiste nas sociedades de todo o mundo – tanto na edição de leis discriminatórias, quanto na aplicação das leis sem a consideração de um julgamento sob a perspectiva de gênero.

De igual forma, os sistemas judiciais não conseguem garantir a igualdade de acesso das mulheres à justiça, sobretudo alçar os mais altos cargos de liderança e direção, seja nas Cortes, Escolas Judiciais e até em associações de classe.

GRUPO MARIA FIRMINA 

Criado em 2023, o Grupo Maria Firmina é formado por magistradas ativas e inativas do TJMA e faz referência à escritora negra maranhense que marcou a história do Brasil no século XIX, apresentando avanços quanto à posição da mulher no espaço público. O movimento surgiu para fazer com que demandas próprias das mulheres na magistratura sejam atendidas e para mudar o quadro atual de baixa participação e representatividade feminina no Judiciário maranhense, que é de apenas 15%. 

As magistradas envolvidas têm como meta desenvolver ações que contribuam para a justa representatividade feminina em cargos de gestão, liderança, tomada de decisão e de poder nos órgãos do Judiciário, escolas superiores da magistratura e associações de classe, incentivando a plena participação das mulheres na vida institucional durante toda a carreira (desde seu ingresso até a aposentadoria).

Com informações da IAWJ

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS