Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Advogado Caldas Gois é homenageado com Medalha dos 200 Anos do TJMA

Comenda foi entregue pelo presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten

Publicado em 12 de Dez de 2023, 17h27. Atualizado em 13 de Dez de 2023, 9h03
Por Juliana Mendes

Aos 88 anos de idade, sendo 60 deles dedicados à advocacia, o advogado Caldas Gois foi homenageado nesta terça-feira (12/12), com a Medalha dos 200 Anos do Tribunal de Justiça do Maranhão, em reconhecimento à sua contribuição com o Sistema de Justiça do Maranhão. A comenda foi entregue pelo presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, com a presença dos juízes auxiliares da Presidência, Márcio Brandão e Nilo Ribeiro, além de familiares e amigos do homenageado.

O desembargador Paulo Velten ressaltou a importância do trabalho do advogado Caldas Gois para os profissionais do Direito e novos advogados, representando uma referência de “advocacia honesta, qualificada, técnica e baseada na ética e correção como regras de conduta, além de um profissional do Direito que forjou a vida na luta desde muito jovem”.

O desembargador pontuou que a Medalha dos 200 anos do TJMA representa não somente a terceira corte mais antiga do Brasil, mas o registro de uma instituição construída por homens e mulheres, entre os quais o homenageado, pessoas fundamentais para o progresso. “Com seus 60 anos de advocacia, você ajudou a construir a história dos 210 anos do Tribunal de Justiça do Maranhão, sendo mais que merecedor desta homenagem”, frisou. 

“Estou muito sensibilizado com as bondosas palavras a meu respeito. Em 1973, me desliguei de um emprego para me dedicar à advocacia, que à época era muito difícil, mas venci, e hoje estou recebendo essa homenagem que vai ficar para o resto da minha vida, já recebi várias medalhas e homenagens, mas esta é a que vem consagrar o meu trabalho como advogado”, declarou o homenageado Caldas Gois.

“Nesse momento, o Tribunal de Justiça faz justiça a um profissional do direito que dedicou a sua vida, que trabalhou durante toda a sua vida com correção, com acerto, com decência e com ética, uma homenagem justa pelos seus méritos, uma feliz escolha e feliz indicação”, observou o advogado Raimundo Marques.

O advogado Caldas Gois Júnior, filho do homenageado, expressou a importância do reconhecimento para o pai. “Ele que é o nosso patriarca, nosso baluarte, e é, antes de tudo, exemplo de vida para todos nós”, avaliou.

A “Medalha 200 anos” foi instituída como parte das comemorações alusivas à passagem do aniversário de instalação do Tribunal de Justiça, ocorrida em 4 de novembro de 1813. O TJMA é o terceiro tribunal estadual mais antigo do país.

Acesse aqui o álbum completo do fotógrafo Ribamar Pinheiro.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS