Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA inaugura nova sede do 6º Juizado Cível da Comarca da Ilha

Presidente do Tribunal, o desembargador Paulo Velten entregou as novas instalações, no 14º andar do Centro Empresarial Shopping da Ilha

Publicado em 30 de Out de 2023, 13h18. Atualizado em 31 de Out de 2023, 8h02
Por Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão inaugurou as novas instalações do 6º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo da Comarca da Ilha de São Luís, nesta segunda-feira (30/10). A nova sede funciona em seis salas interligadas, no 14º andar da Torre 1 do Centro Empresarial Shopping da Ilha, na capital. O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, entregou a unidade, acompanhado de magistrados e magistradas, na presença de servidores e servidoras do Juizado.

O presidente cumprimentou a equipe do 6º Juizado Especial Cível e lembrou que servidores e servidoras não podem esquecer do papel fundamental de assegurar a acessibilidade às pessoas mais vulneráveis. 

“A gente tem sempre que saber que nós somos instrumento de pacificação, de conciliação, de estabilidade das relações sociais. Essa é a nossa grande responsabilidade, e a gente tem que reavivá-la o tempo todo”, enfatizou Paulo Velten, ao destacar o papel dos Juizados Especiais para o cidadão e para a cidadã.

“Aqui, nós privilegiamos a oralidade, a informalidade, uma Justiça mais rápida, mais célere e menos formal”, acrescentou o desembargador.

ABRANGÊNCIA

O 6º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo tem cerca de 1.300 processos em tramitação e conta com 12 servidores(as), além da juíza titular da unidade, Lucimary Castelo Branco. Integra o Termo Judiciário de São Luís e atende 14 localidades da capital: Avenida São Marçal, João Paulo, Jordoa, Alemanha, Caratatiua, Ivar Saldanha, Vila Palmeira, Rio Anil, Barreto, Ipase, Japão, Maranhão Novo, Barés, Castelão e Bom Clima. Foi criado pela Lei Complementar nº 75, de 2004.

“É uma nova etapa, mas nós vamos continuar fazendo o trabalho que nós sempre fizemos, com eficiência, com sabedoria, com entendimento e dando, principalmente, aos mais vulneráveis, a Justiça que eles precisam”, afirmou a juíza Lucimary Castelo Branco.

A coordenadora dos Juizados Especiais, juíza Andréa Perlmutter Lago, agradeceu pelo apoio recebido do presidente do TJMA e do corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, ao longo do ano, além de todos e todas que têm trabalhado para entregar novas unidades dos juizados. 

“A gente faz o que a gente pode, da melhor forma, sempre prezando, tanto pelo jurisdicionado, quanto por vocês, servidores e nossos colegas magistrados”, disse a juíza Andréa Lago.

O 2º vice-presidente do TJMA e presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, desembargador Tyrone Silva, também agradeceu pelo trabalho realizado pelo TJMA e pela CGJ para melhorar as condições dos locais de trabalho do Judiciário e de atendimento ao público.

“Eu tenho grande entusiasmo pelos juizados e, em particular, pelo Juizado do Consumidor, porque eu sei o quanto tem feito o trabalho, o quanto é útil para a população”, acrescentou o desembargador Tyrone Silva.

O presidente Paulo Velten também parabenizou o desembargador Tyrone Silva e a juíza Andréa Lago, especialmente pelo trabalho de ambos à frente dos juizados especiais, e demais autoridades presentes.

COMENDA

Logo depois da inauguração, o presidente Paulo Velten entregou a Comenda Bento Moreira Lima, de 20 anos de bons serviços prestados à magistratura, à juíza Lucimary Castelo Branco. A magistrada já havia recebido a medalha dos 30 anos, mas, à época anterior em que deveria receber a de 20 anos, não compareceu por problema de saúde. 

Compareceram à solenidade o chefe de gabinete da Corregedoria Geral da Justiça, Bernardo Rodrigues (desembargador aposentado), representando o corregedor-geral, desembargador Froz Sobrinho; o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), juiz Holídice Barros; a juíza titular do 13º Juizado Especial Cível, Diva Maria de Barros; o diretor de Serviços e Manutenção do TJMA, coronel Milton de Freitas, dentre outras autoridades, além de servidores e servidoras.

Veja o álbum do evento, produzido pelo repórter fotográfico Ribamar Pinheiro.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

 

GALERIA DE FOTOS