O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) inaugurou, nesta sexta-feira (20/10), as instalações revitalizadas do 1º Juizado Especial Cível e Criminal, do Termo Judiciário de São José de Ribamar, da Comarca da Ilha de São Luís.
O Juizado conta com um acervo de 1.905 processos em trâmite e atende 66 bairros de diversas localidades próximas.
Na solenidade de abertura, o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, ressaltou a importância da iniciativa para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional. “Temos nos empenhado ao máximo para entregar, com compromisso e dedicação, toda essa infraestrutura em benefício da sociedade. Afinal, o jurisdicionado, destinatário final de nossos serviços, é a nossa razão de ser”, pontuou.
Na oportunidade, falou sobre os avanços conquistados pelo Judiciário maranhense em várias frentes. “Avançamos em diversas métricas e indicadores utilizados pelo Conselho Nacional de Justiça para medir a performance dos Tribunais. Isso é resultado do comprometimento de juízes, juízas, servidores e servidoras da Justiça. Agradeço a todos e a todas pelo grande trabalho que têm realizado, garantindo à Justiça maranhense um reconhecimento nacional”, frisou.
O juiz titular do 1º Juizado Especial Cível e Criminal, Júlio Cesar Lima Praseres, enfatizou a relevância da revitalização, destacando a acessibilidade como o marco mais importante da obra. “Nosso empenho, nossa dedicação, nosso agradecimento, recebam vocês todos, servidores e juízes. Toda a população receba esse Juizado, que é uma bênção”, concluiu.
O magistrado disse, ainda, que será colocado piso tátil (com faixas em alto-relevo fixadas no chão para fornecerem auxílio na locomoção pessoal de deficientes visuais), no 1º Juizado.
A coordenadora dos Juizados Especiais, juíza Andréa Perlmutter Lago - representando o 2º vice-presidente e presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, desembargador Tyrone Silva, agradeceu ao Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e à Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) por todo o apoio empreendido no 1º Juizado para a concretização da obra. “A intenção é que todos vocês, magistrados, servidores, jurisdicionados, advogados, as pessoas que frequentam o 1º Juizado, possam ter qualidade de trabalho, em um ambiente confortável. Muito obrigada, desembargador Paulo Velten, desembargador José Bernardo e juiz Júlio Praseres. A nossa coordenação está à disposição”, frisou.
O evento contou com a presença de magistrados(as), servidores(as), representantes de órgãos públicos e instituições parceiras da Justiça.
Compareceram à solenidade o chefe de Gabinete da Corregedoria Geral de Justiça, Bernardo Rodrigues (desembargador aposentado); a diretora financeira da Associação dos Magistrados (AMMA), juíza Isabela Parga Amorim, representando o presidente, juiz Holídice Barros; a diretora do Fórum Desembargador Lauro Berredo Martins, de São José de Ribamar, juíza Tereza Cristina de Carvalho Pereira Mendes; o diretor de Serviços e Manutenção do TJMA, Coronel Milton de Freitas.
JUIZADO
O 1º Juizado Especial Cível e Criminal de São José de Ribamar, de entrância intermediária, que tem como juiz titular Júlio Cesar Lima Praseres, foi criado pela Lei Complementar nº 87/2005, sendo instalado em 23 de junho de 2006.
Localizado na Avenida Gonçalves Dias, Centro, atende: Centro, Cruzeiro, Itapary, Jota Câmara, Jota Câmara II, Vila Mestre Antônio, Mojó, Moropóia, Mutirão, Olho d'Água, Mirititiua, Outeiro, Panaquatira, Santuário, São Benedito, Campina, São Raimundo, Sítio do Apicum, Vieira, Vila Roseana Sarney, Vila Sarnambi, Caúra, Canavieira, Barbosa, Gambarrinha, Jaguarema, Boa Viagem, Jararaí, Piçarreira, Pindaí, Riozinho, São José dos Índios, Turiúba, Vila Dr. Julinho, Vila São José, Maracajá, Guarapiranga, Juçatuba, Bom Jardim, São Paulo, Saramanta, Jeniparana, Laranjal, Nova Terra, Quinta, Recanto da Paz, Rio São João, Santana, São Braz e Macacos, Tijupá Queimado, Ubatuba, Vila Cafeteira, Jota Lima, Vila Kiola, Vila Santa Teresinha, Vila Operária, Vila São Luís, Vila Sarney Filho I e II, Cidade Alta, Jardim Tropical I e II; Vila Flamengo, Mata, Nova Era.
ESTRUTURA
A revitalização do 1º Juizado Especial Cível e Criminal contou com serviços de manutenção predial, que abrangeram adequação de acessibilidade para pessoas com deficiência, com rampa de acesso, guarda-corpo e corrimão, além da implantação de banheiro acessível.
Contou, também, com mudanças de layout interno, criação de novas salas de atendimento e sala exclusiva para Central de Processamento de Dados, substituição de todo o piso e revestimento cerâmico interno, forro de PVC, instalação de novas luminárias e refletores em LED, instalação de aparelhos de ar-condicionado, criação de novos pontos lógicos e elétricos, instalação de câmeras de monitoramento por todo o imóvel, instalação de novas portas em madeira e vidro, restauração da fachada e letreiro, finalizando com pintura geral.
MAIS INFORMAÇÕES
Para mais informações sobre o 1º Juizado Especial Cível e Criminal de São José de Ribamar, entrar em contato pelo telefone (98) 3224-7327 ou pelo e-mail juizcivcrim_sjr@tjma.jus.br .
Confira o Álbum do fotógrafo Ribamar Pinheiro, no Flickr do TJMA.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4373