Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Campanha aborda mitos e verdades sobre cuidados bucais na gestação

Fabíola Leite, da Divisão Odontológica do Tribunal, enumera pontos reais em contraposição a outros que não são verdadeiros

05/06/2023
Ascom/TJMA

A campanha Saúde no Judiciário, do Tribunal de Justiça do Maranhão, enumera cinco situações que são consideradas mito e duas reais sobre os cuidados bucais durante a gestação. Fabíola Leite, da Divisão Odontológica do TJMA, explica o que é ou não verdade em relação ao tema.

“A gravidez é um período da vida da mulher que requer cuidados especiais, e um desses cuidados envolve a saúde bucal. Como, durante a gestação, ocorrem alterações na boca que podem até induzir ao parto prematuro, é importante que a mulher saiba o que é mito e o que é verdade sobre odontologia na fase gestacional”, destaca Fabíola Leite.

Em seguida, a dentista narra sete situações: cinco consideradas mito; duas atestadas como verdade. Acompanhe.

1 – Gestante não pode receber tratamento odontológico: MITO.

Não só pode, como deve, diz a odontóloga. Segundo ela, infecções e inflamações bucais na gestante estão relacionados a muitas complicações durante a gestação. O pré-natal odontológico é fundamental para identificar riscos e estabelecer tratamentos.

2 – A gestação traz consigo cárie e perda de dentes: MITO.

Fabíola Leite reforça que gravidez não causa cárie. O que pode ocasionar o aparecimento da doença cárie durante essa fase, segundo ela, é o aumento do número de vezes em que se consome alimentos, principalmente doces, sem a escovação adequada.
        
3 – Os dentes da grávida ficam mais fracos: MITO.

“O cálcio necessário para a formação dos dentes do bebê provém da alimentação da gestante. Os seus dentes não participam do processo de captação de cálcio e nem sofrem qualquer dano”, explica.

4 – O aumento na produção de hormônios favorece a gengivite: VERDADE.

A dentista confirma que as variações hormonais promovem uma dilatação dos vasos sanguíneos e isso provoca uma resposta exagerada dos tecidos gengivais, aumentando o risco de transtornos na região. “Isso significa que as gengivas ficam menos protegidas e com menor capacidade de regeneração. Essa situação, junto com o maior consumo de alimentos, favorece o surgimento das inflamações”, diz.

5 – Problemas na gengiva podem induzir ao parto prematuro: VERDADE.

De acordo com a odontóloga, os micro-organismos presentes na placa bacteriana podem chegar ao líquido amniótico e ao feto, e isso aumenta o risco de parto prematuro, pré-eclâmpsia e baixo peso ao nascer.

6 – Grávidas não podem fazer raios-X, nem tomar anestesia: MITO.

“Os exames radiográficos podem ser feitos com o uso de avental de proteção de chumbo e evitando-se o primeiro trimestre de gestação. Mas só devem ser solicitados em casos de extrema necessidade”, alerta a dentista.

Fabíola Leite conta que, em relação aos anestésicos, o seu uso também é permitido, desde que o cirurgião-dentista esteja ciente que a paciente esteja gestante, para que possa selecionar o anestésico mais seguro.

7 – Por fim, ela responde ao questionamento: “Posso ficar sem escovar os dentes se sentir muita ânsia no início da gravidez? MITO.

“Nunca devemos deixar de escovar os dentes por conta de ânsia, sangramento, dor ou qualquer tipo de desconforto. Se tiver um problema, fale com seu dentista: ele informará métodos práticos e eficazes de higiene”, sugere.

Fabíola Leite explica que ir ao dentista durante a gravidez não é apenas recomendado, como também necessário. “Agende sua consulta e não se deixe levar pelos mitos que envolvam essa questão”, conclui.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

 

GALERIA DE FOTOS