Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário premiará por boas práticas de sustentabilidade

O evento, que está em sua terceira edição, abordará o combate à poluição plástica

30/05/2023
Danielle Limeira

Durante a Jornada da Sustentabilidade 2023: O Judiciário no Combate à Poluição Plástica, o Poder Judiciário do Maranhão promoverá a entrega dos prêmios “TJMA Sustentável”, “Selo Verde” e “Selo Verde Esmeralda”, referentes ao ano de 2022. A solenidade acontecerá no dia 6 de junho, às 10h10 – segundo dia do Ciclo de Palestras do evento – na Sala das Sessões Plenárias, no Palácio da Justiça Clóvis Bevilácqua, Centro de São Luís.

As premiações são implementadas pela Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, presidida pelo desembargador Jorge Rachid Mubárack Maluf. “O reconhecimento é de extrema importância para promoção de uma cultura de sustentabilidade pautada em ações íntegras, transparentes, ambientalmente corretas, economicamente viáveis, culturalmente diversas, socialmente justas e inclusivas no Poder Judiciário do Estado do Maranhão”, frisou Rachid.

TJMA SUSTENTÁVEL 

O Prêmio TJMA Sustentável tem como objetivo reconhecer os melhores resultados na prestação jurisdicional na área ambiental, disseminar práticas de sucesso, reconhecer lideranças e valorizar colaboradores e colaboradoras de destaque, de forma a criar um ambiente propício a mudanças e com alto grau de motivação, aprimorando a sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário do Maranhão.

Esta edição contemplará as seguintes categorias: Produtividade (132 unidades que atingiram a meta 12), Boas Práticas (1 vencedor/a), Liderança Sustentável (3 vencedores/as), Liderança Sustentável Cidadã (3 vencedores/as) e Colaborador Parceiro da Sustentabilidade (9 vencedores/as), em conformidade com os critérios de avaliação e metodologia de apuração de resultados definidos na Portaria nº. 5182022.

SELO VERDE

As certificações “Selo Verde” e “Selo Verde Esmeralda” visam o aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público, o uso sustentável de recursos naturais e públicos, a promoção das contratações sustentáveis, a gestão sustentável de documentos e a sensibilização e capacitação do corpo funcional, força de trabalho auxiliar e de outras partes interessadas.  Todos os setores do Poder Judiciário estão aptos a receber a certificação.

Dos 573 setores avaliados, 25 receberão o “Selo Verde Esmeralda” e 173 o “Selo Verde”. 

SOBRE O EVENTO

Nos dias 5 a 9 de junho, o Poder Judiciário do Maranhão promoverá a Jornada da Sustentabilidade 2023: O Judiciário no Combate à Poluição Plástica. O evento faz referência à Semana Nacional do Meio Ambiente, em convergência com o tema eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Mundial do Meio Ambiente 2023: “Soluções para a poluição plástica”.

O evento contará com dois dias de ciclo de palestras na modalidade presencial, nos dias 5 e 6 de junho, com juristas e especialistas na área ambiental. As palestras acontecerão na sala das sessões plenárias, na sede do Tribunal de Justiça do Maranhão (Praça D. Pedro II, s/nº, Centro). 

O evento também poderá ser assistido ao vivo em transmissão pelo canal do TJMA no YouTube @tjmaoficial, no entanto, sem emissão de certificados, com exceção para magistrados(as) e servidores(as) das comarcas do interior. 

As inscrições para público externo podem ser feitas por meio de formulário eletrônico (Clique AQUI). Magistrados(as) e servidores(as) deverão se inscrever pelo Sistema Tutor (Sentinela), plataforma interna do Poder Judiciário maranhense.

Acesse AQUI a Programação do Evento.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4373

GALERIA DE FOTOS