Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Novo podcast aborda o uso de robôs e inteligência artificial na Justiça

20/04/2023
Danielle Limeira

Com a crescente demanda processual e o avanço contínuo da informatização, seria o uso da automação e da inteligência artificial a resposta para tornar a Justiça mais célere? A quinta edição do Podcast “O Mérito” do Poder Judiciário do Maranhão, publicado nesta quinta-feira (20/4), discute sobre os robôs que têm surgido no sistema de Justiça e a utilização dos chats de inteligência artificial, na resolutividade das demandas processuais.

Para falar sobre o tema, foram entrevistados o coordenador do Laboratório de Inovação do TJMA, o Toada Lab, juiz Ferdinando Serejo, e o advogado e coordenador de defesa das prerrogativas nos processos eletrônicos e IA da OAB/RJ, Walter Capanema. A apresentação do novo episódio é feita pelas jornalistas Danielle Limeira e Amanda Campos da Assessoria de Comunicação do TJMA.

PERFIS

Ferdinando Serejo é juiz de direito auxiliar da Comarca da Ilha de São Luís/MA, membro substituto do TRE-MA, membro do Comitê Gestor do PJe do TJMA, membro do Comitê Gestor da Inovação do TJMA, coordenador do Laboratório de Inovação do TJMA (Toada Lab), coordenador da Secretaria Única Digital da Fazenda Pública da Comarca da Ilha de São Luís/MA, coordenador da Central de Conciliação por Videoconferência, professor da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam), diretor de Informática da Associação dos Magistrados do Maranhão e ex-Membro do Comitê Nacional de Tecnologia da Informação e da Comunicação do CNJ (2012-2014).

Walter Capanema é advogado, coordenador da Pós-Graduação em Direito Digital do IERBB-MPRJ, coordenador do Curso de Extensão em Direito Eletrônico da EMERJ, coordenador de Defesa das Prerrogativas nos Processos Eletrônicos e Inteligência Artificial da OAB/RJ e diretor de Inovação e Ensino da Smart3.

Produzido pela Ascom do TJMA, O Mérito - "Descomplicando o que não precisa ser complicado” pode ser ouvido nas principais plataformas de streaming: Spotify, Deezer e SoundCloud

Ouça no Spotify: https://open.spotify.com/show/7qnS38yy0gjfRx4uM9M9D0

Ouça no Deezer: https://www.deezer.com/br/show/5851077

Ouça no SoundCloud: https://soundcloud.com/tjmaoficial


Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

 

GALERIA DE FOTOS