Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Portal do Judiciário amplia acessibilidade para pessoas com deficiência

18/04/2022
Juliana Mendes

Com o objetivo de obedecer às políticas de acessibilidade para atendimento de pessoas com deficiência, o Portal do Judiciário adotou nova ferramenta que disponibiliza recursos que otimizam a navegação e compreensão dos conteúdos publicados no sítio. A solução Rybená foi incorporada ao Portal, facilitando o acesso para pessoas com deficiência intelectual, cognitiva, auditiva, visual, dislexia, daltonismo, TDAH, analfabetos funcionais, idosos, entre outras dificuldades de leitura e compreensão.

Os recursos disponibilizados por meio da ferramenta adquirida pelo Tribunal de Justiça (TJMA), por meio da Assessoria de Comunicação, atendem aos critérios estabelecidos pelo W3C e o guia de acessibilidade internacional denominado WCAG — World Content Accessibility Guidelines, que atualmente está na versão 2.1 AA.

A nova ferramenta incorporada ao Portal do Judiciário apresenta funcionalidades de tradução do português para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e do leitor de texto por VOZ sintetizada, que atende uma grande gama de pessoas com deficiência. Além disso, a Rybená  incrementa os recursos através do módulo denominado +ACESSIBILIDADE, com 12 recursos automáticos de leituras, capaz de atender ao maior número possível de pessoas com deficiência e de outras pessoas com dificuldades de leitura ou compreensão de textos, como alto-contraste, guia de leitura, máscara de leitura, espaçamento, zoom, entre outros.

De acordo com o artigo 63 da Lei 13.146/2015 - Lei Brasileira de Inclusão, é obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no país ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.

Como funciona a solução Rybená?

A Solução Rybená consiste em um software com três ferramentas: LIBRAS, VOZ e +ACESSIBILIDADE proporcionando acessibilidade de forma dinâmica e em tempo real, para atendimento a pessoas com deficiência ou dificuldade de leitura e de compreensão de textos.

LIBRAS

Realiza concomitantemente, tradução de textos, imagens, PDF, links, etc., através de um avatar animado, do português para língua brasileira de Sinais (LIBRAS). Auxiliando assim um melhor entendimento para aqueles que têm como primeira língua a LIBRAS.

VOZ

Realiza concomitantemente a leitura de textos, imagens, PDF, links, etc. em português através de voz sintetizada, auxiliando todas as pessoas com alguma dificuldade de leitura como, por exemplo, as pessoas com baixa visão, síndrome de Down, dislexia, idosos entre outros.

MAIS ACESSIBILIDADE

O módulo +Acessibilidade disponibiliza 12 recursos automáticos visando a oferecer a melhor experiência de acessibilidade para milhões de brasileiros: contraste escuro, contraste claro, contraste invertido, contraste dessaturado, links destacados, guia de leitura, máscara de leitura, fonte amigável para dislexia, espaçamento de texto, aumentar o tamanho do texto, texto alternativo para imagens e pausa de animação.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS