Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA celebra Dia Mundial das Doenças Raras 

Publicado em 27 de Fev de 2021, 8h00. Atualizado em 27 de Fev de 2021, 21h13
Por Amanda Campos

Atualmente, cerca de 13 milhões de brasileiros possuem alguma doença rara, de acordo com dados do Ministério da Saúde. No mundo inteiro, aproximadamente 8% da população tem algum dos 6 a 8 mil tipos de doenças consideradas raras, dentre enfermidades de origem genética e não genética.

O Dia Mundial das Doenças Raras visa conscientizar a população sobre a importância da temática e melhorar o acesso ao tratamento e à assistência médica das pessoas com alguma doença rara em suas famílias.

A data foi criada, em 2008, pela Organização Europeia de Doenças Raras (Eurordis), com o intuito de sensibilizar governantes, profissionais da saúde e a sociedade em geral. A celebração é realizada na data de 29 de fevereiro por ser um "dia raro". Para os anos não bissextos, é feita no dia 28 de fevereiro.

A iniciativa também tem como propósito orientar a população sobre os inúmeros desafios enfrentados pelas pessoas que sofrem com doenças raras, contribuindo para a inclusão, igualdade e erradicação de qualquer tipo de preconceito.

WEBINÁRIO 

O Tribunal de Justiça do Maranhão – por meio do Comitê de Diversidade e do Núcleo Permanente de Acessibilidade e Inclusão – promove webinário em alusão ao Dia Mundial das Doenças Raras, na próxima quinta-feira (4 de março), às 19h. O evento será transmitido ao vivo pelo canal oficial do TJMA no Youtube (youtube/tjmaoficial).

O palestrante do webinário será o presidente da Associação Maranhense de Doenças Genéticas e Raras (AMAGER), Paulo Ricarte. O mediador será  Paulo Ricardo Maciel, secretário judicial e membro do Núcleo Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça. 

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

No ano de 2019, através da Resolução nº 51/2019, foi instituído, no âmbito do TJMA, o Núcleo Permanente de Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência para planejamento, implementação, monitoramento de metas anuais e avaliação de indicadores de desempenho com vistas ao cumprimento da Resolução n° 230, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e da Legislação Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146/2015.

DIVERSIDADE

O Comitê de Diversidade do TJMA foi instituído por meio da Resolução nº 47/2020, assinada pelo presidente da Corte de Justiça maranhense, desembargador Lourival Serejo, com o intuito de propor objetivos estratégicos, ações, metas e indicadores de melhoria e igualdade, voltados para o público interno e externo do Poder Judiciário do Maranhão, além de colaborar com organizações da sociedade civil e órgãos estatais.

O órgão objetiva assegurar o respeito aos direitos fundamentais dos diversos grupos da sociedade, garantindo-lhes o acesso à Justiça contra qualquer tipo de preconceito e violência, tais como racismo, sexismo, lgbtfobia, etarismo, capacitismo e gordofobia.

DOENÇAS RARAS

O Sistema Único de Saúde (SUS) adota a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras, que formaliza desde 2014, por meio da Portaria nº 199/2.014, a rede de atendimento para prevenção, diagnóstico, reabilitação e tratamento.

Entre as doenças já contempladas pelo SUS estão a acromegalia, a artrite reativa, a doença de Crohn, a doença de Gaucher, a doença de Paget, a doença falciforme, a esclerose múltipla, a fibrose cística, entre outras.

COMITÊ DE DOENÇAS RARAS

Em dezembro de 2020, o Governo Federal criou o Comitê Interministerial de Doenças Raras, que contará com representantes dos ministérios da Saúde, da Economia, da Cidadania, da Ciência, Tecnologia e Inovações, da Casa Civil e da Educação.

O órgão - coordenado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos - atuará no desenvolvimento de políticas que resultem em uma melhor qualidade de vida para pessoas com doenças raras. Também formulará estratégias para a coleta, processamento, sistematização e disseminação de informações sobre essas doenças, além de incentivar a atuação em rede dos centros especializados, dos hospitais de referência e dos demais locais de atendimento às pessoas com doenças raras da rede pública.


Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198.4300


 

GALERIA DE FOTOS