Estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Ceuma (Campus Anil e Turu) conheceram a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário do Maranhão durante um encontro com diretores do TJMA, no auditório do Centro Administrativo, na última sexta-feira (1º).
A visita – que teve como propósito mostrar aos universitários a vivência prática de um órgão público, foi composta por cerca de vinte e cinco alunos da disciplina “Contabilidade aplicada ao setor público”, ministrada pela professora e analista judiciária, Célia Pereira.
Os acadêmicos foram recebidos pela diretora de Recursos Humanos, Mariana Clementino e por equipe da Diretoria Financeira: Amudsen Bonifácio (diretor); Fernando Marques (coordenador de Finanças) e Cristiano de Jesus, (assessor de Contabilidade).
“Desde o início da disciplina, tivemos a ideia de trazê-los para conhecer e compreender a importância da contabilidade para a gestão dos recursos públicos e na consecução dos seus fins que é de prestar um bom serviço à sociedade”, explicou a professora universitária.
Práticas
Em um bate papo descontraído, os estudantes ouviram atentamente os diretores e assessores do TJMA. Eles conheceram sobre a estrutura e políticas de trabalhos da área de recursos humanos; a estrutura e o papel do setor financeiro do Judiciário; as técnicas de execução orçamentária; o funcionamento do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF); e ainda acerca da contabilidade, controle dos atos financeiros e de prestações de contas.
O aluno Thiago Lopes elogiou as exposições. “Pelo sistema usado pelo Tribunal, vimos na prática, como são os estágios da despesa pública e como são exatamente executados. Foi importante observar os lançamentos desses estágios e mais oportuno ainda saber que eles não existem só na teoria. A contabilidade pública é linda, quem estuda realmente se apaixona por cada detalhe”, avaliou o universitário do 3º período de Ciências Contábeis.
Já a acadêmica Tatiana Santos também ressaltou que a visita técnica proporcionou um momento de grande aprendizado. “Todas as informações dadas são relevantes para entendermos mais sobre as possibilidades da nossa profissão. Depois de tudo que escutei, chego a sonhar um dia em ser servidora deste tribunal”, revelou.
Andréa Colins
Comunicação Social do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4370