Durante a programação comemorativa do Dia do Servidor do TJMA (28 de outubro), organizada pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Diretoria de Recursos Humanos, também foi realizada a 1ª Mostra do Servidor Empreendedor.
O intuito da iniciativa, segundo a diretora de Recursos Humanos, Mariana Clementino, é “valorizar as diferentes habilidades dos servidores do Poder Judiciário e incentivá-los a apresentar suas aptidões alheias ao ambiente de trabalho, bem como compartilhar criatividade e empreendedorismo na Administração Pública”.
Dentre as categorias participantes do evento, destacaram-se: artesanato, costura e moda, estética e maquiagem, festas e eventos, gastronomia, inovação e tecnologia, evento cosplay, literatura e produção cultural e responsabilidade social.
Muitos servidores aproveitaram a oportunidade para lançar suas marcas durante a programação festiva, divulgando seus produtos, com vistas a alavancar seus negócios ou dar aquele pontapé inicial.
Foi o caso da servidora Lana de Carvalho Ferreira dos Santos, que trabalha na Divisão de Avaliação de Desempenho, na Diretoria de RH. Ela que só vendia doces para amigos, já lançou a sua própria marca, durante o evento.
“Esse dia está marcando a história do meu negócio. Foram meus colegas do TJMA que me incentivaram a lançar a minha marca no evento. Antes, só vendia doces para amigos bem próximos. Agora, estou pronta para receber mais encomendas. Me sinto muito feliz em trabalhar numa instituição que nos apoia a desenvolvermos e divulgarmos outros talentos nossos”, ressaltou.
Os servidores expuseram e comercializaram desde bolos, doces, brigadeiros e dindins gourmet, salgados, sucos naturais, roupas, artesanato, serviços de estética facial, até evento cosplay, dentre outros.
O servidor Wander Henrique Braga, lotado na Corregedoria Geral de Justiça, na Divisão de Correições e Inspeções, inovou e compareceu ao evento vestido de homem de ferro, atraindo a atenção de todos que passavam por ele e pediam para tirar fotos com o tão famoso personagem.
Wander se inscreveu na feira para apresentar aos servidores um trabalho já realizado profissionalmente por ele. O servidor, nas horas vagas, se veste de Batman, Homem Aranha e Homem de Ferro e anima festas de aniversário, casamentos, formaturas e eventos em geral.
“Achei a proposta do evento bastante interessante, tanto para divulgarmos nossos trabalhos quanto para conhecermos os produtos e serviços de colegas. Além disso, foi uma oportunidade para nos integrarmos. Só tenho a agradecer ao Judiciário”, afirmou.
A programação festiva também contou com a presença de servidores de outras comarcas do Estado, que vieram a São Luís para participarem do evento e impulsionar seus negócios.
A exemplo do servidor Saulo Carneiro de Oliveira, analista judiciário da comarca de Cururupu, que estava com stand na feira, onde expôs doces, bolos, brigadeiros, dindins, com sua esposa, que nas horas vagas, produz e comercializa doces.
Saulo afirmou, inclusive, que montou uma força-tarefa no final de semana com a família para fazer os produtos e expor no evento. “Estamos hoje, aqui, participando da feira do servidor para divulgarmos nossos produtos, uma fonte extra de renda, já que as coisas não estão fáceis. Investimos nessa alternativa para incrementar nossa economia doméstica. Gostamos bastante dessa iniciativa do Tribunal de Justiça. Espero que essa seja a primeira feira de muitas pela frente”, afirmou.
AULÃO DE DANÇA
Durante a programação, os servidores também participaram de um aulão de dança, com ritmos bastante variados (reggae, axé, swingueira, funk etc.). Duas professoras da Escola de Dança Expressar (Cohama) demonstraram o passo a passo de cada dança. Os servidores participantes aproveitaram o momento de lazer para se divertirem e aprenderem mais sobre a dança.
A servidora do Telejudiciário, Antonia Márcia Carvalho Barbosa, que se diz apaixonada pela dança, saiu do local bastante entusiasmada e já interessada em se matricular numa escola de dança. Ela, ainda, parabenizou o TJMA pela organização do evento em homenagem aos servidores.
“Amei participar desse evento do TJMA, principalmente da aula de dança. Sempre adorei dançar. E, hoje, me motivei tanto que pretendo me inscrever numa escola e aprender cada vez mais. Estou muito feliz e grata pela oportunidade oferecida a nós servidores. O evento foi simplesmente maravilhoso e super animado”, expressou a servidora.
Amanda Campos
Comunicação Social do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4370