O município de Carutapera, distante 548 km de São Luís, pela BR-316, e 310 km, via ferry-boat, abre, nesta terça (24), a quinta etapa do projeto Ouvidoria Itinerante. Das 9h às 16h, a população da região que integra a comarca vai poder dialogar diretamente com o ouvidor-geral do Poder Judiciário do Maranhão, desembargador José Luiz Almeida, e com a equipe da Coordenação e Secretaria da Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Maranhão.
O evento será no Fórum da Comarca, na Rua Deputado Manoel Ribeiro, nº 954, bairro Santa Luzia. Poderão ser apresentados ao ouvidor-geral pedidos de informação, denúncias, sugestões, reclamações ou elogios acerca dos serviços prestados pelo Judiciário estadual, na Justiça Comum, Juizado Especial e Serventias Extrajudiciais. Também poderão ser esclarecidas dúvidas sobre processos e funcionamento da Justiça.
O atendimento será personalizado, em sala reservada, onde partes de processos, advogados, servidores e demais cidadãos poderão apresentar suas manifestações, que serão encaminhadas aos setores competentes do Judiciário. Os questionamentos serão esclarecidos em tempo hábil e os interessados serão informados sobre os resultados de suas sugestões e reclamações. Caso a demanda seja de competência de outro órgão, a Ouvidoria providenciará o envio à instituição competente.
CARUTAPERA – Carutapera tem uma população estimada em 23.807 habitantes, de acordo com dados do IBGE de 2019. A Comarca, de Entrância Inicial, tem Vara única, foi criada pela Lei nº. 289/1949 e instalada em 1º de junho de 1949. Tem como termo o Município de Luís Domingues.
Um relatório com as reivindicações dos usuários, os principais problemas detectados e as possíveis soluções será enviado pela Ouvidoria à Presidência do TJMA, à Corregedoria Geral da Justiça e aos desembargadores, para conhecimento e providências.
SANTA HELENA – Na quinta (26), no mesmo horário, será a vez de a população de Santa Helena receber a equipe da Ouvidoria Itinerante, também na sede do Fórum, na Travessa Bequimão, s/n, Ponta d'Areia.
Comunicação Social do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198.4370