O Judiciário maranhense está realizando uma campanha de arrecadação de donativos pelo projeto “Justiça com a melhor idade”, que serão destinados a idosos residentes em asilos de São Luís. Itens de higiene pessoal, limpeza, fraldas geriátricas, toalhas de banho, lençóis e alimentos não perecíveis podem ser doados até o dia 31 de julho.
O projeto, idealizado pelo vice-presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Lourival Serejo, e coordenado pela juíza auxiliar da Presidência Lidiane Melo, vem mobilizando magistrados, servidores e cidadãos com o objetivo de resgatar a dignidade da pessoa idosa e contribuir para uma sociedade mais fraterna e próxima. Também conta com o apoio do movimento “Magistratura em Ação”, que auxilia projetos sociais existentes em São Luís (MA), e da Associaçao dos Magistrados do Maranhão (AMMA).
Com isso, quatro pontos de arrecadação em São Luís foram definidos:
- sede do Tribunal (Palácio Clóvis Beviláqua, Praça Pedro II – Centro) – recepção;
- Centro Administrativo do TJMA (Rua do Egito, nº 144 – Centro) – recepção;
- Fórum Des. Sarney Costa – São Luís (Av. Carlos Cunha, s/nº – Calhau) – sala da AMMA;
- sede da Associação dos Magistrados do Maranhão – AMMA (Av. Luís Eduardo Magalhães, nº 20 – Calhau).
De acordo com a juíza Lidiane Melo, o desejo é doar itens necessários a vários abrigos da cidade, mas, principalmente, doar tempo e companhia. “É preciso aproximar o Poder Judiciário da sociedade, principalmente dessa parcela mais vulnerável. Um gesto simples, mas significativo, dando visibilidade àqueles que estão esquecidos. É, ainda, um alerta ao combate à violência contra a pessoa idosa. Os idosos precisam ser tratados pelas famílias e instituições com dignidade”, completou.
O projeto social “Justiça com a melhor idade” realizou, em junho, uma Festa Junina no Asilo de Mendicidade - Lar do Idoso, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
Já o movimento “Magistratura em Ação”, de iniciativa de magistrados, foi lançado este ano e já beneficiou o Hospital Aldenora Bello, que presta atendimento a pacientes com câncer; bem como o Instituto “Dignidade Humana e Solidariedade” (HUMASOL) – coordenado pelo juiz Júlio Praseres – que atende familiares de pacientes internados na UTI do Hospital Socorrão II.
Dúvidas e informações: (98) 3198-4330
Comunicação Social TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4300